Seminário discute a precarização das condições de trabalho na área da Saúde Pública

Publicado por Suzana Araújo
Campina Grande, 2 de junho de 2014

Na manhã do último sábado (31), o Seminário “Transformações no Mundo do Trabalho e suas implicações na Política Pública de Saúde” no Colégio Imaculada Conceição – Damas, discutiu o cenário de precarização das relações de trabalho e suas implicações na área da saúde pública. O evento foi uma realização do Fórum em Defesa das Políticas Públicas de Campina Grande em parceria com a Diocese de Campina Grande e com o apoio do Centro de Ação Cultural (CENTRAC), do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (SINTAB) e do Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande.

O seminário teve como palestrantes o advogado Olímpio Rocha, a médica e diretora do Hospital Universitário Alcides Carneiro Berenice Ramos e Renato Maia assessor nacional da Pastoral Operária, contou também com a participação do Padre José Benedito dos Reis representando o Bispo Diocesano de Campina Grande Dom Delson Pedreira da Cruz. O evento teve como objetivo promover uma discussão sobre a problemática de saúde sob a luz da precarização das relações de trabalho da atualidade e suas implicações no âmbito da saúde pública municipal.

O assessor da Pastoral Operaria Renato Maia em sua fala levantou pontos a respeito das condições de trabalho atualmente que garantem a sobrevivência, mas em muitos casos tiram a vida pessoal, fazendo com que o trabalhador se distancie de si mesmo. Ainda em sua fala ele ressaltou que atualmente o lucro está acima das pessoas, pois até nas escolas, a maior preocupação é com a preparação para o trabalho e não com a formação de cidadãos críticos, o que acaba beneficiando apenas o sistema capitalista.

Durante a discussão o Padre Benedito ressaltou a importância de momentos como este do Seminário para fortalecer a luta dos trabalhadores e para aprofundarmos as questões da saúde do trabalhador. “Vivemos um momento crítico na saúde, por isso temos que lutar e ir em busca de um mundo mais fraterno”, afirmou.

O Evento contou ainda com a participação de estudantes, profissionais da área da saúde, integrantes do NERA (Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sócias da Cooperativa Mulheres em Ação, além de lideranças dos conselhos de saúde de Campina Grande.