Um delegação formada por 45 pessoas, entre catadores e catadoras de materiais recicláveis organizados e não organizados, representantes de entidades de assessoria e de universidades, vai participar da edição 2014 da Expo Catadores, de 01 a 03 de dezembro, em São Paulo-SP. O evento, que acontece pelo quinto ano consecutivo, no âmbito latino-americano, é um espaço de negócios, troca de experiências, disseminação de conhecimentos e tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.
A programação conta com exposição de palestras, oficinas e estandes (tecnologia, reciclagem, compostagem, logística reversa e tratamento de resíduos). A proposta do evento é reunir de um lado, compradores (cooperativas, poder público e terceiro setor) e do outro, vendedores (fabricantes de máquinas e equipamentos). A Expo Catadores tem ainda o objetivo de divulgar o trabalho de catadores de materiais recicláveis junto a empresas e a disseminação do conhecimento e tecnologias para a gestão eficiente de resíduos sólidos. A Expo Catadores tem iniciativa e organização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional dos Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), com promoção da EPS Eventos e INSEA.
Em sua 5ª edição, a Expo Catadores acontecerá no Anhembi, Pavilhão Oeste, em São Paulo-SP, e terá mais de 8.000 representantes de 26 estados brasileiros e 14 países. O evento tem a participação de 3.000 lideres de cooperativas e coloca a importância do Catador na economia do país. Estão confirmadas presenças dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Delegação Paraibana – estão representados na delegação paraibana catadores e catadoras dos empreendimentos solidários: Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande (Catamais), Associação de Catadores de materiais recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Arensa), Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare) e Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Vítrios (Cavi). Esta é a primeira vez que uma delegação do estado deste tamanho participa do evento. A iniciativa é das instituições que compõem a Rede Lixo e Cidadania (Relici) e da representação do MNCR no estado da Paraíba, o apoio financeiro para realização da Caravana partiu dos projetos de três instituições apoiados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) no estado, o CENTRAC, a UEPB e o Governo do estado. As vagas estão distribuídas sendo 40 para catadores e catadoras e 5 para representantes de entidades de assessoria. Estão representados trabalhadores de várias regiões do estado.
Segundo Mary Alves, assistente social e coordenadora do Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”, que apoia a melhoria nas condições de vida e trabalho de catadores, realizado pelo Centro de Ação Cultural (Centrac), o evento é uma grande oportunidade de troca de experiências: “Como a nossa caravana é mista, ou seja, tem catadores organizados e não organizados, esse contato em si, traz um série de aprendizados. Para quem está começando a se organizar é um mundo novo e para quem já está organizado, é uma oportunidade de fortalecer ainda mais a sua organização e consequentemente, melhorar o seu trabalho e as suas condições de vida. Além disso, a experiência da Expocatadores é importante para fortalecer o empoderamento e o protagonismo dos/as catadores/as nas ações que se referem a possibilidades de melhoria das suas condições de trabalho, lá serão vistos muitos exemplos de iniciativas de catadores que servem para agregar valor ao trabalho realizado com uso de tecnologias sociais criadas pelos próprios/as catadores/as, a exemplo do uso de óleo de cozinha para produção de biocombustível, uma experiência dos/as empreendimentos de catadores do Ceará apoiada para PETROBRAS ”, afirma.
.