Fred Oliveira
O Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande realizará na próxima sexta-feira (06/03) um Dia de Mobilização contra a Empresa Brasileira Serviços Hospitalares – Ebserh. A programação prevê uma concentração na entrada do Hospital Universitário Alcides Carneiro, a partir das 7h, seguida de caminhada até a Praça da Bandeira, onde acontecerá uma manifestação.
A mobilização em Campina Grande acontecerá de forma simultânea com várias cidades do país e integra as deliberações da reunião ampliada do Fórum dos Servidores Públicos Federais, realizada nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, em Brasília. Também no dia 06 de março ocorrerá uma grande manifestação contra a Ebserh, no centro do Rio de Janeiro.
A programação da mobilização em Campina Grande prevê a concentração de manifestantes e representantes de entidades e movimentos sociais a partir das 7h, em frente ao Hospital Universitário, no bairro de São José. Em seguida acontecerá uma caminhada até a Praça da Bandeira, onde ocorrerá um ato público, que se estenderá também ao Calçadão da Rua Cardoso Vieira.
A manifestação de sexta-feira marcará a retomada das atividades do Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande em 2015 e da sua luta contra a adesão dos hospitais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG a Ebserh, em Campina Grande e Cajazeiras, iniciativa adotada pela Reitoria da instituição de forma contrária as decisões da comunidade universitária.
A luta das entidades que representam a comunidade universitária da UFCG e do Fórum em Defesa do SUS contra a adesão da UFCG a Ebserh começou após o final do Governo do ex-presidente Lula da Silva, em 2010, que criou a empresa por medida provisória. Em 2012 o Colegiado Superior da UFCG rejeitou a adesão e desde então a Reitoria da Universidade vem lutando para derrubar a decisão.
Além da decisão do Colegiado, o Conselho Municipal de Saúde já se posicionou contrário a adesão e o Conselho Administrativo do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande adotou posição idêntica.
Contatos: José Irelânio (ADUFCG-8823-3767)/ Luciano Mendonça (9991-1767)/ Soraia de Carvalho(Fórum em Defesa do SUS- 8899-9636). Ascom – Fred Oliveira (8878-4819)/ Aurea Olímpia (9952-7967)