Acontece nesta sexta-feira, 28, e sábado, 29, a 3ª Conferência Municipal de Juventude, no Centro Cultural Lourdes Ramalho, anexo ao Parque do Povo, que tem como objetivo principal a discussão e elaborações de propostas para o Plano Municipal de Juventude que norteará a formulação das políticas púbicas para as juventudes de Campina Grande.
A programação da sexta-feira, dia 28, começa a partir das 18h, com a solenidade de abertura e posse dos conselheiros e conselheiras de juventude. A cerimônia irá contar com a presença de autoridades como o Prefeito Romero Rodrigues (PSDB-PB), o Coordenador de Juventude da Prefeitura Municipal Tuta Cabral, a Secretária Executiva de Juventude do Estado Priscila Gomes e a Conselheira do Conselho Nacional de Juventude Priscila Estevão. Após esse momento haverá a palestra de abertura sobre o “Panorama da Juventude em Campina Grande” proferida pela Secretária Municipal de Educação Iolanda Barbosa. Em seguida haverá uma apresentação cultural.
No dia 29, sábado, a programação terá início às 8h com o credenciamento dos/as participantes. Durante o período da manhã e tarde serão trabalhados os eixos temáticos da Conferência, onde haverá a oportunidade de avaliar as políticas públicas voltadas para as juventudes no âmbito municipal e sua interação com as políticas estaduais e nacionais. Também será a oportunidade para discutir e propor novas políticas, a fim de que as juventudes sejam atendidas em suas necessidades e demandas específicas, atentando-se para a sua proteção integral como preconiza o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852 de 5 de agosto de 2013).
A Conferência é uma realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande (Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer e Secretaria Municipal de Educação), Conselho Municipal de Juventude. O evento conta com o apoio de organizações de juventude e de assessoria a grupos de jovens, a exemplo do Centro de Ação Cultural – CENTRAC e ainda do Grupo de Percussão MaracaGrande.
Mais informações: cmjuventude.cg@gmail.com, facebook.com/cmjcg ou (83) 9-8894-1343 e 9-8837-4838.
Programação:
Dia 28/08
Abertura da III Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Campina Grande
19hs – Posse do Conselho Municipal de Juventude.
19h30 – Palestra de abertura: “Panorama da Juventude de Campina Grande”, com Iolanda Barbosa, Secretária Municipal de Educação
20h00 – Debate
20h30 – Atividade cultural
Dia 29/08
08h às 10hs: Credenciamento
09h às 12hs: Trabalhos nos eixos temáticos
12hs às 13hs: Almoço
13hs às 16hs: Trabalhos nos eixos temáticos
16hs às 17hs: Atividade cultural
17hs às 19hs: Plenária final e eleição de delegados para a etapa estadual da conferência.
Saiba o que cada eixo temático discute e escolha em qual participar:
Eixo 1: Participação: Discutir e propor estratégias para qualificar e intensificar a participação d@s jovens na política, através de fóruns, redes, instituições, serviços, campanhas e identificar outras estratégias e formas de participação, propondo alternativas para que essas diferentes maneiras de participar e influenciar o poder público local nas decisões referentes às políticas de/para a juventude da cidade.
Facilitadora: Ana Patrícia Sampaio de Almeida (Centro de Ação Cultural – CENTRAC)
Eixo 2: Meio ambiente, território e mobilidade: Discutir a produção e consumo e seus impactos para o meio ambiente, além de estratégias de sustentabilidade. Diversos temas são contemplados, como: direito ao território, mobilidade humana e urbana, processos de urbanização, transporte público, juventudes da cidade e do campo, juventudes quilombolas e indígenas.
Facilitadora: Maria Luiza (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA)
Eixo 3: Cultura e Direito à Comunicação: Discutir o acesso a entretenimento e cultura, as políticas públicas municipais de cultura e alternativas para fomentar a produção cultural da população juvenil da cidade, o acesso à Internet, educação para a leitura crítica da mídia, produção de conteúdo para/por jovens, democratização da comunicação e desburocratização dos processos de concessão de rádios comunitárias.
Facilitadores: Hipólito Lucena (Assessor de Comunicação da UEPB) e Maíra Nunes (Professora de Comunicação Social-UFCG)
Eixo 4: Diversidade e Igualdade: Discutir o fortalecimento das políticas que promovam a igualdade entre homens e mulheres, o combate à homofobia, a luta contra o racismo e respeito à diversidade sexual. Valorização da cultura dos povos tradicionais e suas heranças afro e indígenas para a formação cultural brasileira. Respeito aos territórios dos povos indígenas e quilombolas.
Facilitadora: Thuanne Haylla (UEPB)
Eixo 5: Saúde, Esporte e Lazer: Discutir a promoção, prevenção e restabelecimento da saúde do jovem, compreendendo a saúde na sua integralidade. Tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e redução de danos. Quanto ao esporte e ao lazer, discutir o acesso aos espaços públicos para a prática de esportes, ampliação e qualificação dos programas de incentivo às diversas formas de praticar esporte como recreação e lazer.
Facilitador: Carlinhos Marinho (Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP)
Eixo 6: Segurança pública e acesso à justiça: Discutir questões como índice de violência praticada ou sofrida por jovens do município, formas de abordagem da polícia e prática de violência institucional. Índices de homicídio da juventude negra no município e aperfeiçoamento das políticas em torno desse fenômeno, bem como questões referentes à criminalização da juventude.
Facilitadores: Ariosvalber Oliveira (UFCG) e Olímpio Rocha (OAB)
Eixo 7: Educação e Trabalho: Refletir sobre as políticas de educação no município avaliando o impacto, a qualidade e a efetividade das ações. Discute acesso à educação básica, formação técnica para o mercado de trabalho, oferta e qualidade dos espaços de formação e qualificação profissional em nível técnico, inserção do jovem no mercado de trabalho, redução do índice de desemprego entre jovens, acesso aos direitos trabalhistas, segurança no trabalho.
Facilitador: Maxsuel Alves (Historiador da Educação – UFCG/AJURCC)