Encontro reunirá em Campina Grande Catadores de Materiais Recicláveis de 21 municípios paraibanos

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 29 de outubro de 2015

O Encontro Estadual de Catadores e Catadores da Paraíba acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, nesta sexta-feira e sábado, no Centro de Formação de Educadores, Rua José Marques Ferreira, s/n, Bairro das Malvinas em Campina Grande – PB. O objetivo do evento é fomentar o protagonismo dos catadores e catadoras na construção de políticas públicas locais, além de fortalecer a organização política desses trabalhadores e trabalhadoras no estado da Paraíba.

O evento contará está sendo organizado por um conjunto de entidades não governamentais, universidades fóruns e redes de apoio a catadores de materiais recicláveis com atuação em todo o Estado. Está confirmada a participação de 150 catadores e catadoras e 50 assessores técnicos e gestores públicos, representando 21 municípios paraibanos. Três representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR dos estados da São Paulo, Bahia e Ceará também estarão presentes, com o intuito de falar sobre as experiências em redes de cooperação, organização política de catadores e contratação dos catadores pelo serviço de coleta seletiva por parte das prefeituras dos municípios.

No primeiro dia, será realizada a mesa temática “De Catador/a para Catador/a: níveis de organização do trabalho”. Haverá ainda grupos de trabalhos e apresentação de experiências. No segundo dia será constituída a Comissão Estadual do MNCR.

O Encontro é uma realização de um conjunto de assessorias que realizam trabalho com catadores no Estado da Paraíba, sendo elas: Cáritas Brasileira regional Nordeste 2; Cooperativa Cata – Agreste; CATAFORTE – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias; Rede CATA-PB – Comercialização Solidária; Centro de Ação Cultural – Centrac; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Projeto Cooperar para Melhor Coletar; Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba  – GGEA/UEPB; Incubadora de Empreendimentos Solidários – Incubes/UFPB; Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Campina Grande – IUEES/ UFCG; Projetos Ações Integradas de Economia Solidária; Pró- Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX- Programa de Pesquisa e Extensão-Mobilização Social em Saneamento Ambiental-Instrumentos Práticos e Teóricos de Educação Ambiental; Rede Lixo e Cidadania; Mobilização, Inclusão e Formação de Catadores e Catadoras  de Materiais Recicláveis  de João   Pessoa:  Uma Experiência  Necessária – UEPB; Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR; Governo do Estado da Paraíba; Fundação Banco do Brasil e Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Programação:

30/10 sexta-feira
8h – Credenciamento e café da manhã
8h30 – Mesa de abertura: Representante do Governo do Estado, SENAES, MNCR, MNCR PB, SESAES, Rede Lixo e Cidadania.
9h30 – Mesa temática: De Catador (a) para Catador(a): níveis de organização do trabalho.
11h – Debate
12h – Almoço
13h30 – Grupos de Trabalho – apresentação de experiências:
1 – Participação de Catadores(as) na construção de políticas públicas para inclusão socioeconômica | 2 – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e a organização política dos(as) catadores(as) | 3 – Comercialização e Tributação em Empreendimentos Econômicos Solidários de Catadores (as) | 4 – Organização e Atuação em redes | 5 – Contratação dos Empreendimentos de catadores(as) por serviços prestados.
15h30 – Lanche
16h – Plenária com apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho.
18h – Jantar
19h – Noite Cultural

31/10 sábado
8h às 12h – Formação da comissão estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis na Paraíba e planejamento.