Foi assinado na manhã da última quinta-feira (08), pela Vice-Governadora Lígia Feliciano (PDT-PB), o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba. A Vice-Governadora representou o Governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) na cerimônia de lançamento do plano, que aconteceu no Palácio da Redenção, sede do governo da Paraíba em João Pessoa, com a presença de conselheiros e conselheiras do CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar), outros representantes da sociedade civil, gestores públicos ligados a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e autoridades políticas.
O documento foi construído durante 10 oficinas participativas nas cidades sede de 10 regiões geoadministrativas das 14, em que o estado é dividido. As oficinas contaram com um público de 57% representantes da sociedade civil e 43% de gestores públicos municipais e estaduais. O processo de construção participativa e a elaboração do plano foram assessorados pelo Centro de Ação Cultural (Centrac) em parceria com as organizações da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba). A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), a CAISAN grupo formado por 19 órgãos estaduais e o Consea estão à frente do Plano. O processo de construção contou com a assessoria da professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Consea Nacional, Sônia Lucena.
A solenidade foi aberta com a dança da toré, apresentada por índios Tabajaras, liderados pelos caciques Sandro e Ednaldo, que também foram acompanhar o lançamento. Grupos de comunidades quilombolas, representantes da ASA Paraíba e representantes de terreiros e de religiões de matriz africana também estiveram presentes na cerimônia, além dos deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB-PB), João Gonçalves (PDT-PB) e Estela Bezerra (PSB-PB).
Após a assinatura do plano, Arimatéia França, presidente estadual do Consea, falou sobre o seu sentimento enquanto membro do conselho e dos encaminhamentos a partir de agora: “Este é um momento de muita felicidade, pela primeira vez a Paraíba tem um plano de segurança alimentar e nutricional e justamente quando o governo federal retira recursos para esta área, o que é um absurdo. Precisamos agora nos articular com a Assembleia Legislativa para a criação de uma Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional para que os deputados possam também estar apontando ações necessárias e contribuindo com a implementação do plano”, disse.
Ana Paula Almeida, secretária executiva da Sesaes, fez uma apresentação dos pontos centrais do plano e falou sobre os avanços e desafios a partir do lançamento: “Apesar de já ouvirmos falar do tema há bastante tempo, desde os estudos de Josué de Castro, a política de segurança alimentar é uma coisa bastante nova. Na Paraíba em 2009, 37% da população se encontrava em estado de insegurança alimentar grave. Em 2011, esse número já caiu para 13%, fruto de um investimento de 244 milhões e o nosso esforço é que ele deixe de existir. Para nós, essa política não é de uma secretaria, mas de diversos órgãos que trabalham juntos. Nós poderíamos ter feito esse plano dentro de nossos escritórios, de uma forma rápida e simples, mas desde o início sabíamos que o caminho era esse, pelo diálogo, ouvindo as pessoas”, finalizou.
A Vice-Governadora foi a última autoridade a falar, ela ressaltou a necessidade de efetivação do plano para a redução do número de pessoas ainda vivendo em insegurança alimentar no estado: “O que vemos nesse plano é a esperança de que aquele número, de pessoas enfrentando uma das maiores privações, que é o do alimento, passe a não mais existir. É neste espírito que estamos com essa tarefa de fazer com que esse conjunto de 19 secretarias consiga seguir transformando realidades”, finalizou.