Nos dias 11 e 12 de março, sábado e domingo, aconteceu a primeira edição do Fala Mutirão! O projeto contou a participação de 22 jovens do bairro do Mutirão em Campina Grande, um projeto experimental da estudante de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Mayara Góes, com o apoio do Centro de Ação Cultural – CENTRAC, através do Programa Juventude e Participação Política, coordenado pela socióloga Ana Patrícia Sampaio.
Durante o evento, a socióloga ministrou uma oficina sobre “Participação das juventudes nos espaços de decisão”, dentro da proposta do evento que contou com a realização de oficinas de fotografia de retrato, ministrada por Jackson Bandeira, estudante de Educomunicação da UFCG e também a oficina de audiovisual, ministrada pelo Educomunicador Alexandre Alves.
Como resultados das oficinas, foi produzido o “Jornal Fala Mutirão – A voz da Juventude”, que tratou de temas escolhidos pelos/as jovens que participaram da atividade e que estão muito presentes em suas vidas, como a violência contra a mulher e o racismo. Também foram entrevistados/as os/as jovens que participaram da atividade, assim como a organizadora do evento. No domingo, dia 12 foram realizadas ainda oficinas de mídias e redes sociais.
“O evento foi todo construído através de apoio de várias organizações que acreditam na força que tem a voz das Juventudes. O Fala Mutirão! apresenta-se como uma ferramenta de modificação, acesso e construção de uma nova realidade, na qual as juventudes que participaram do evento puderam expor suas necessidades e demandas, processo este que requer outras atividades e sobretudo apoio, intensificando a necessidade de ação do poder público e da participação popular”, ressaltou Mayara Góes, realizadora do projeto.
O Fala Mutirão é um projeto de comunicação popular, juventude e participação política que tem por objetivo o desenvolvimento de um canal de comunicação, através do qual as juventudes residentes no Bairro do Mutirão possam ter sua voz ecoada, contando sua própria história. O CENTRAC apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Coletivo de Juventudes Mutirão em Ascensão.