Recicla São João é lançado oficialmente com presença de autoridades políticas

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 8 de junho de 2017

Na ultima quarta-feira, 07 de junho, ocorreu o lançamento oficial do Projeto Recicla São João, no Parque do Povo em Campina Grande – PB. Estavam reunidos os 30 catadores e catadoras das cinco cooperativas e associações de materiais recicláveis de Campina Grande, integrantes do Projeto, o Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB-PB), o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), Geraldo Nobre, o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá e as assessoras técnicas do Centrac, Mary Alves e Franciele Santos.

Na ocasião, os representantes foram convidados a assinar um protocolo de intenções que rege o funcionamento do projeto. A representante da cooperativa Catamais, Maria Lourdes Bezerra, agradeceu o apoio e a colaboração de todos os envolvidos, ressaltando a importância do Recicla São João para os catadores: “Mais um ano de muita luta e nós estamos aqui com o Projeto Recicla São João. Juntos a gente gera renda para as famílias catadoras e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Eu só tenho a agradecer em nome das cooperativas pelo apoio de todos e agora só falta a assinatura do Contrato de Prestação de serviço com a prefeitura, pra gente poder realizar melhor nosso trabalho”, disse a catadora.

Mary Alves do Centrac falou sobre os resultados positivos do Projeto já nos primeiros dias. “O Recicla São João tem um impacto ambiental muito grande, torna essa festa mais sustentável e mais inclusiva. Quero parabenizar a todos que, juntos, permitem que esse trabalho seja realizado. Só nestes primeiros três dias nós tivemos 500 toneladas a mais que o ano passado, os barraqueiros também estão mais conscientes sobre o projeto e estão contribuindo mais”, ressaltou.

Em sua fala, o secretário Geraldo Nobre destacou o papel de entidades de assessoria aos catadores como o Centrac: “Desde o início, lá em 2013, nós procuramos entender melhor o trabalho dos catadores, não só em fornecer transporte e galpões, mas em aprender sobre a importância do trabalho deles para o município. E eu quero agradecer ao trabalho do Centrac, a gente tem muito a aprender com elas. É uma instituição que já vem acompanhando os catadores e catadoras há um tempo e sem o apoio do Centrac este projeto não poderia ser realizado. Para o procurador do Ministério Publico do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá, o projeto tem potencial para ser ampliado em outros estados e cidades. “O material reciclado pelos catadores é deles por Lei e o Ministério Público só se felicita em poder contribuir com a formalização das cooperativas”, disse o procurador.

Em seguida, o Prefeito Romero Rodrigues falou sobre a importância de lançamento do Recicla São João na Semana do Meio ambiente. “Durante os 30 dias de festa, nós teremos catadoras e catadores de materiais recicláveis fazendo a coleta no Parque do Povo, recebendo o valor de um salário mínimo pelo trabalho. E na semana do meio ambiente a gente reforça a importância da coleta seletiva, a importância do trabalho do catador no município, deixando nosso espaço mais limpo e mais sustentável”, disse . O Prefeito ainda se comprometeu com a implantação da coleta seletiva permanente na cidade com a inclusão sócio-produtiva dos catadores e catadoras.

O projeto Recicla São João – O Recicla São João é um Projeto, iniciado em 2016, que visa a coleta seletiva durante a realização do “Maior São João do Mundo” festa tradicional realizada no mês junino na cidade há mais de três décadas. O Recicla São João surge de uma parceria entre cooperativas e associações de materiais recicláveis e a Prefeitura de Campina Grande com o apoio do Centrac, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Rede Cata-PB. Por meio do projeto, um convênio celebrado entre uma das cooperativas de catadores a CataMais, a PMCG remunera os catadores para que realizem o trabalho de coleta seletiva dentro do Parque do Povo, espaço que abriga o Maior São João do Mundo. A contratação atende ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Lei Complementar 087/2014).