Maracatu encerra Encontro de Juventudes do Mercosul em Lagoa Seca

Publicado por swadmin
Campina Grande, 24 de outubro de 2010

O Maracagrande, Grupo de Macaratu de Campina Grande encerrou com muita animação o Encontro “A Integração Regional na Perspectiva das Juventudes do Mercosul”, neste fim de semana em Lagoa Seca-PB. O evento foi realizado pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC), a Rede de Jovens do Nordeste e a Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania (AJURCC). 

Neste domingo (24) a programação do encontro foi aberta a grupos de jovens de Campina Grande e região, que apresentaram suas experiências ou se apresentaram como o Macagrande, representantes indígenas com o torá, Grupos de Hip Hop, e a Central Única de Favelas (CUFA) Campina Grande.

O evento reuniu nos dias 22, 23 e 24 de outubro cerca de 70 jovens no Convento dos Maristas. Entre estes, 3 vindos do Paraguai, Uruguai e Chile, além de representantes dos nove Estados do Nordeste. Representantes do Movimento Estudantil, LGBT (Lésbicas,Gays, Bissexuais e Transexuais), Indígenas, Quilombolas e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) debateram sobre os rumos do processo de integração sob o olhar diferenciado das juventudes, quais seus temas mais importantes, quais os problemas em comum e suas possíveis soluções.

Para Ana Patrícia Sampaio, do CENTRAC o encontro cumpriu com os seus objetivos, pois ofereceu a oportunidade da troca de experiências entre juventudes que ainda não tinham tido contato com esta realidade da Integração Regional. “Como resultado deste evento, as propostas construídas nos grupos de trabalho serão levadas à Cúpula Social do MERCOSUL que acontece de 14 a 16 de dezembro deste ano em Foz do Iguaçu”, informou.
O Encontro “A Integração Regional na Perspectiva das Juventudes do Mercosul”  foi realizado através do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), uma plataforma que reúne 17 organizações da Região do Mercosul que se propõem a discutir um novo modelo de integração regional que não fique restrito apenas aos governos e empresários. O evento contou ainda com o apoio financeiro da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e do Comitê Católico Contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD).