Na manhã da ultima quinta-feira (30), a Semana Nacional dos Orgânicos, celebrada 26 de maio a 01 de junho, foi comemorada em Campina Grande com uma Feira Regional de Produtos Agroecológicos. O local escolhido foi a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e atraiu um grande público em busca de alimentos mais saudáveis.
Nas 30 barracas montadas no espaço, cerca de 80 feirantes comercializaram uma diversidade de frutas, mudas e hortaliças, ovos, leite e mel, além de vários produtos beneficiados como queijo, bolos, polpas, doces e biscoitos além das tradicionais comidas de milho, pamonha, canjica, mungunzá e xerém. Os agricultores vieram de 30 municípios das regiões Médio Sertão, Agreste, Cariri Oriental e Ocidental, Seridó, Curimataú e Borborema, onde já ocorrem feiras agroecológicas semanalmente.
Organizaram a feira a Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg-PB) e a ASA Paraíba, através do Grupo de Trabalho (GT) de Comercialização, com a parceria do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERA-UEPB), do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (CVT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a abertura da feira, Emanoel Dias, membro do GT de Comercialização da ASA e da CPOrg lembrou que “comer é um ato político” e dos resultados da feira anterior: “Estamos trazendo os agricultores para dialogar com os consumidores e para mostrar que existe uma produção orgânica nessa região. Nesse mundo que estamos vivendo onde os alimentos ultraprocessados têm ganhando cada vez mais espaço na nossa mesa e nossa qualidade de vida vem diminuindo, a oportunidade de consumir alimentos saudáveis está nas feiras agroecológicas”.
Segundo Hermes Ferreira Barbosa, Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem na Paraíba atualmente 25 associações e 447 agricultores cadastrados no Ministério, o que representa 800 hectares de área plantada. Ele falou ainda sobre a importância do produto orgânico para o MAPA: “Temos esse tema como prioritário porque sabemos da importância da produção orgânica, não só pela qualidade, mas para a saúde da população, proteção do meio ambiente e na geração de renda. Essa é uma agricultura que cresce de forma significativa porque o consumidor está mais consciente”.
A data da feira coincidiu com a da convocação por novos atos em defesa da educação pública e das universidades e institutos federais do país. Durante sua fala, a professora do curso de Agroecologia e do NERA da UEPB, membro da CPOrg, Shirleyde dos Santos, fez o convite aos consumidores e participantes da feira a estarem presentes no ato em defesa da educação que aconteceram na Praça da Bandeira na tarde do dia 30. “Convoco a todos a se fazerem presentes, pois assim como precisamos da alimentação saudável, precisamos também da educação, essas lutas se somam”.
Semana dos Orgânicos
A semana dos orgânicos é promovida em todo o Brasil desde 2005 pelas CPOrg’s com apoio do MAPA, dentro da Campanha “Produto Orgânico melhor para a vida”, que tem como objetivo o esclarecimento sobre o que são os produtos orgânicos, quais os seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais, estimulando o seu consumo.
A Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg) é formada por representantes da rede de produção orgânica da Paraíba e entidades governamentais e não-governamentais. Já a Articulação do Semiárido Paraibano é uma rede de entidades de promoção da agricultura familiar organizada em sete microrregiões da Paraíba e ligada à Articulação do Semiárido Brasileiro, que articula os 10 estados do Semiárido, todos os do Nordeste e Minas Gerais