Juventude compartilha vivências em debate virtual

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 30 de outubro de 2020

A juventude da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba) esteve reunida virtualmente na tarde de ontem (29) para apresentar suas vivências e desafios durante a pandemia. Participaram jovens do Agreste, Cariri, Curimataú, Médio Sertão e Borborema.

O Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) apresentou um pequeno vídeo sobre os desafios encontrados nas comunidades, como a falta de acesso à internet para as aulas remotas, o isolamento e o acúmulo de tarefas em casa e no campo. O Polo da Borborema apresentou um poema elaborado pela jovem Jeane Carla Clementino, que fez um resumo sobre como os jovens de seu território se organizaram para continuar as atividades, mesmo com os limites.  A jovem do Coletivo, Ana Maria Lopes, apresentou de forma teatral como a juventude se mobilizou de forma criativa para enfrentar os desafios do isolamento, como a produção de mudas, encontros virtuais e entrega de produtos das feiras porta a porta.

Durante o debate, foram aprofundadas as vivências durante os últimos meses de forma particular e coletiva. “A comunicação esteve muito presente nessa pandemia e a gente pode perceber o quanto ela é importante. Através dela fizemos encontros, tivemos mais visibilidade, estando em outros lugares virtualmente e com mais pessoas, divulgando nossas atividades. Isso é um aprendizado, pra gente perceber o quanto podemos fazer e fazer bem”, falou a jovem Bianca Buriti, do Coletivo.

A juventude também discutiu sobre o processo eleitoral e sobre a importância de escolher candidaturas comprometidas com a agricultura familiar e com a vida da juventude do campo. “Nesse período de eleições precisamos escolher representantes que lutem por nossas causas e enquanto juventude é preciso dialogar com outros jovens da comunidade porque esse é um debate muito importante, pois as boas escolhas de agora é que vão garantir políticas públicas e melhorar a vida da juventude, especialmente a juventude camponesa”, disse Patrícia Sampaio, assessora técnica do Centro de Ação Cultural (Centrac) e do Folia.

Esse foi um dos encaminhamentos da reunião, que também definiu a participação das juventudes da ASA PB nas atividades do GT de Juventude da Articulação Nacional de Agroecologia, que deverá debater no próximo encontro o tema do Estatuto da Juventude e as Eleições. Também se pautou a necessidade de investir em material sobre o Cadastro de Segurado/a Especial voltado para a juventude do campo e a ser difundido em 2021.

A Roda de Conversa foi encerrada com as juventudes reafirmando: “Somos jovens camponeses, sair do campo não senhor!” A atividade foi organizada pelo GT de Juventude da ASA PB em parceria com as organizações de assessoria dos territórios.