Descrição do vídeo:
A agricultora Severina Nunes, mais conhecida como Bibi, do Assentamento Pequeno Richard em Campina Grande-PB, conta sobre os benefícios de ter um biodigestor em casa.
O Biodigestor é uma tecnologia usada para a geração de biogás ou gás de cozinha (gás metano) e biofertilizantes sólido e líquido (adubo orgânico), processo simples que consiste na transformação do esterco em gás, por meio da fermentação. O processo é realizado por bactérias existentes no esterco (bovino, suíno, caprino, outros) e acontece de forma natural quando ele se encontra em um ambiente fechado e na ausência de oxigênio.
O biodigestor é composto por três partes: caixa de carga, tanque de fermentação (onde fica a câmara ou campânula de armazenamento de biogás) e caixa de descarga. O gás é levado por uma tubulação até o fogão a gás da família, necessitando de uma adaptação simples para isso, dispensando assim a compra do bujão. A parte sólida que resta do processo de fermentação é retirada e utilizada em hortas e outras plantações e a liquida também.
A tecnologia social apresenta-se ainda como uma alternativa para o saneamento rural, na medida em que promove o descarte adequado dos dejetos animais. Além disso, é capaz de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.