Feira Agroecológica é inaugurada no bairro do Catolé e movimenta agricultura familiar de base agroecológica em Campina Grande

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 23 de maio de 2025

Na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, Campina Grande recebe a inauguração da Feira Agroecológica do Agreste, um novo espaço dedicado à comercialização de alimentos saudáveis e ao fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. A feira acontecerá semanalmente, todas às quintas-feiras, das 5h às 10h da manhã, na Praça do Coreto, no bairro do Catolé.

A iniciativa é uma realização do Centro de Ação Cultural – CENTRAC e do Fórum de Lideranças do Agreste – FOLIA, com apoio das organizações internacionais Misereor, CCFD-Terre Solidaire e Manos Unidas.

O novo espaço reúne agricultoras e agricultores de seis municípios do Agreste paraibano — Campina Grande, Mogeiro, Aroeiras, Itatuba, Puxinanã e Serra Redonda — que irão ofertar hortaliças frescas, ovos e galinhas de capoeira, queijos, manteiga, mel, amendoim, gergelim, mudas, sementes, além de artesanato regional e um café da manhã típico, com cuscuz, picado, tapioca, bolos e outras delícias. A feira conta ainda com a parceria de agricultores e agricultoras do Polo da Borborema e da Cooperativa Mulheres em Ação, de Campina Grande.

A proposta da feira é fortalecer o escoamento da produção local, impulsionar a geração de renda no campo e proporcionar à população da cidade o acesso a alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos, produzidos com base nos princípios da agroecologia, por um preço justo e com qualidade garantida.

A assessora técnica do CENTRAC, Zilma Maximino, reforça que a feira é uma conquista para a região. “O território do Fórum de Lideranças do Agreste, que atualmente conta com 17 municípios, tem uma produção riquíssima, mas ainda pouco valorizada e visibilizada. O dia 29 será de celebração e de reconhecimento das agricultoras e agricultores desse território”, destacou.

A agricultora Eva Luciano, que faz parte do Grupo de Mulheres Elas por Elas, de Mogeiro-PB, é uma das responsáveis por preparar o café da manhã café da manhã, feito com alimentos que saem direto do roçado das mulheres para a mesa de quem consome, tudo preparado no fogão ecológico, que dá ainda mais sabor aos alimentos.

Mais do que um espaço de comercialização, a Feira Agroecológica do Agreste se apresenta como um ponto de encontro entre campo e cidade, onde se compartilham histórias, saberes e modos de vida ligados à terra, ao cuidado com a natureza e à valorização da cultura popular.