A Campanha Multiplique Sementes Crioulas: Conserve Memórias no mundo é uma iniciativa do Centrac juntamente com o Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) como estratégia de enfrentamento às crescentes ameaças às sementes crioulas, ou sementes da paixão, como são conhecidas aqui na Paraíba, aquelas que são livres de transgênicos e agrotóxicos.
Tem como objetivos contribuir com a conservação da agrobiodiversidade a partir do resgate e conservação das sementes crioulas, vegetais e animais, como patrimônio dos povos, material, imaterial e cultural; difundir estratégias exitosas e ampliar o resgate de variedades em bases agroecológicas, que contribuam para a soberania e segurança alimentar das famílias agricultoras, valorizando o trabalho das famílias agricultoras guardiãs das sementes da paixão, dando visibilidade ao importante papel das mulheres e das juventudes na experimentação, produção e reprodução de conhecimentos e práticas agroecológicas.
A Campanha faz parte das ações do Projeto “Articulando atores locais para o controle social de políticas públicas de desenvolvimento rural” desenvolvido pelo CENTRAC e conta com o apoio de Misereor e do CCFD-Terre Solidaire, em parceria com a Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS).
Ameaças às sementes
As sementes crioulas sofrem constantes ameaças com o avanço do agronegócio, com contaminação por transgênicos e agrotóxicos, a perda da biodiversidade associada as mudanças climáticas, a desvalorização das sementes em consequência das monoculturas, que deixam nossa alimentação mais pobre em variedades, a falta de acesso à água e à terra. Essa realidade também se expressa no Território do Folia.
A importância das famílias guardiãs na conservação das sementes crioulas
A Campanha está voltada para as famílias guardiãs de sementes do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia), dinâmica territorial composta por 16 municípios e que tem sido assessorada pelo Centrac. As famílias guardiãs têm sido responsáveis pelo resgate, cuidado, melhoramento, multiplicação e compartilhamento dessas sementes, o que tem garantido a soberania alimentar e a conservação da biodiversidade no Território.
As sementes são guardadas nos bancos de sementes familiares, comunitários, no campo e nos quintais agroecológicos. Essa prática é uma estratégia para que elas não desapareçam. Além disso, a organização coletiva, como a Rede de Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), da qual o Folia e o Centrac fazem parte, tem permitido construir estratégias de conservação dessas sementes que estão constantemente ameaçadas.
Faça parte da Rede de Sementes Crioulas da sua região e junte-se a nós na conservação das nossas sementes!
Peças da campanha: