As lutas feministas na região do Mercosul e França: Intercâmbio de experiências de organizações sociais

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 29 de julho de 2022

A luta feminista na região Mercosul avança como uma potência transformadora, permitindo que suas demandas estejam na agenda pública e política. Os marcos apontam avanços na luta pela conquista de direitos e, ao mesmo tempo, são parte do desmonte das consequências do patriarcado.

Nesta sistematização, são apresentados alguns marcos traduzidos em leis que se destacam na região do Mercosul e ainda os desequilíbrios que denotam uma desigualdade genérica entre mulheres, homens e dissidências, no acesso ao trabalho, aos recursos, ao lazer, a vida, ao poder, a distribuição das tarefas de cuidado, ao uso do tempo, entre outras dimensões.

Essa discussão foi pensada e organizada pela Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS) e pelo CCFD – Terre Solidaire com o objetivo de contribuir com a discussão sobre o processo de conquista dos direitos humanos das mulheres e das diversidades, um eixo de trabalho de grande relevância e importância para a Plataforma.

Sobre a PMSS – uma plataforma que reúne organizações da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, que tem como horizonte a integração regional de seus povos a partir das práticas e vivências das organizações e movimentos sociais desses países.

Acesse AQUI para conferir o documento na íntegra.