Reuso de água tem contribuído com o Saneamento Rural no Semiárido

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 14 de fevereiro de 2023

A agricultora familiar Vera Lúcia Ribeiro, que mora no assentamento José Antônio Eufrouzino, em Campina Grande-PB, recebeu a visita de 22 pessoas vindas de todos os territórios da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), do sertão da Bahia e de Pernambuco, para conhecer a sua experiência com o sistema de reúso de água das pias e chuveiro.

Desde que foi instalado, há sete meses, o sistema ampliou o cultivo de árvores frutíferas,  antes resumida a um pé de pinha e outro de graviola, que ela costumava regar com balde. Hoje, Vera se orgulha em listar os pés de frutas que são molhados com a água tratada: além das já existentes, acerola, maracujá, caju, goiaba. A agricultura também tem cultivado plantas forrageiras, que tem melhorado a alimentação animal e a paisagem no arredor de casa.

“É muito bom que a gente pode aprender com outras pessoas nesses encontros, né, porque antes do reuso eu não tinha nada disso aqui. Na época do inverno eu consigo vender alguns produtos na feira, faço doação pra minha família, para os vizinhos”, disse Vera aos visitantes.

O intercâmbio fez parte do Seminário “Saneamento Rural no Seminário”, realizado pela ASA PB durante os dias 9 e de 10 de fevereiro.

O reúso de água – construído na propriedade pelo CENTRAC com apoio de Manos Unidas – é uma tecnologia social que tem contribuído com a redução do esforço das mulheres do campo na busca por água e com o saneamento rural das famílias e ainda possibilitado o aumento da produção, além de ter um baixo custo por ser de fácil replicação e adaptação.