Lideranças do Folia planejam ações para 2023

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 17 de fevereiro de 2023

Jovens, agricultoras e agricultores familiares estiveram reunidos nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, para avaliação 2022 e planejamento das ações de 2023 do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia). As organizações de assessoria, o Centro de Ação Cultural (CENTRAC), o Serviço Pastoral Migrante (SPM) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) também estiveram presentes. 

No primeiro momento, o grupo de 30 pessoas de 8 municípios discutiu sobre as dificuldades e pontos positivos que suas comunidades enfrentaram em 2022 e ainda os pontos fortes relacionados às temáticas da Articulação do Semiárido Paraibano: mulheres, juventude, água, comercialização, Fundos Rotativos e sementes. 

Dentre os temas discutidos, foram ressaltados a falta de políticas públicas de acesso à água para estocagem e produção de alimentos; a falta de assistência técnica, o aumento do uso com a liberação de agrotóxicos no país e a luta contra a propagação das sementes transgênicas. 

A agricultora Márcia Barbosa, da comunidade Bernardo em Aroeiras, destacou como um avanço, a  implementação da tecnologia social reúso de água. “Depois do reúso eu tenho mamão, banana e muitas fruteiras. Eu consigo reaproveitar a água e ainda ter esses alimentos, é muito gratificante ver isso no nosso quintal”, disse Márcia. Outro ponto importante foi a maior participação da juventude nas dinâmicas do território, os projetos dedicados para esse público e os avanços na multiplicação e estocagem das sementes crioulas. 

Após o debate, o CENTRAC e o SPM apresentaram as ações realizadas no território em 2022. 

Maria Madalena Medeiros, do CENTRAC, apresentou os dados relacionados ao Monitoramento dos Fundos Rotativos Solidários, comercialização, forragem e sementes crioulas. 

“É importante levar esses dados para as reuniões, para as famílias associadas aos bancos de sementes comunitários, para a comunidade de vocês. Às vezes as famílias não sabem do potencial que tem na produção e é importante que elas vejam que mesmo com pouco recurso é possível multiplicar as sementes”, disse a assessora técnica do CENTRAC,  Zilma Maximino. 

No segundo momento, foram discutidas as pautas prioritárias para o ano de 2023: as energias renováveis, água, juventude, mulheres e segurança alimentar e também a retomada da agenda política, com a mobilização de esforços para viabilizar as demandas da agricultura familiar nos espaços de decisão, como os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e as Comissões Municipais.

Também entrou na agenda a participação ativa do Folia no Banquetaco – ato político que vai marcar o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) no próximo 27 de fevereiro em todo o país. o Folia deve participar do ato que acontecerá em Campina Grande. 

Ao término do encontro, as lideranças fizeram troca de sementes vegetais: feijões, favas, frutíferas, hortaliças e sementes de espécies forrageiras e intercambiaram informações e saberes sobre as sementes.