No centro de Campina Grande, mesa farta para celebrar a volta do Consea

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 1 de março de 2023

Na última segunda-feira (27), um ‘Banquetaço’ distribuiu cerca de 1000 refeições agroecológicas para a população que circulou no centro de Campina Grande-PB. O evento marcou a celebração da volta da atuação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e chamou a atenção da sociedade para a problemática da fome.

Foram oferecidos diversos alimentos de base agroecológica, livres de agrotóxicos e transgênicos, doados pelas famílias agricultoras mobilizadas pela Articulação Semiárido Paraibano e pelas entidades organizadoras do evento. As famílias agricultoras do Fórum de Lideranças do Agreste – Folia também participaram do evento, doando queijo coalho, bolos, polpas de frutas, ovos, manga, batata doce, macaxeira, tortas, galinha de capoeira, feijão, farinha de mandioca, umbuzada, leite, entre outros alimentos. Também contribuíram na preparação e distribuição das refeições.  

“Essa festa é um ato político importante. Foram oferecidos alimentos saudáveis advindos da agricultura familiar como um modo novo de destacar que o direito à alimentação precisa ser assegurado pelo Estado a toda a população do país”, ressaltou Maria do Socorro, do Centro de Ação Cultural – CENTRAC e integrante do Consea PB.

“Viemos em 7 pessoas lá do assentamento José Antônio Eufrouzino, 5 agricultoras e duas jovens. Trouxemos bolo, queijo de coalho e também sucos e achamos importante celebrar a volta do Consea, acessamos políticas públicas como o PAA e o PNAE para vender os alimentos que produzimos”, afirmou a agricultora Daniela Pereira. 

O Consea é formado por representantes do governo federal, organizações da sociedade civil e institutos de pesquisa e ensino, funciona como uma instância consultiva e de assessoramento da Presidência da República sobre as estratégias para enfrentar a fome que, infelizmente, afeta 33 milhões de pessoas atualmente no Brasil. Em 2019, um dos primeiros atos do governo de Bolsonaro foi extinguir o Consea, o que contribuiu para colocar o Brasil de volta no Mapa da Fome, do qual havia saído em 2014.

O evento aconteceu simultaneamente em várias cidades do Brasil. Em Campina Grande, foi promovido pela ASA PB, o CONSEA PB, o Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FPBSSAN) e a Universidade Estadual da Paraíba e contou com apoio de Misereor, CCFD-Terra Solidária e Manos Unidas.