ASA Paraíba e SEAFDS dialogam sobre ações de fortalecimento da agricultura familiar no estado

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 22 de março de 2023

Na manhã da última terça feira (21), o Centro de Ação Cultural – CENTRAC participou da audiência pública proposta pela Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS em Campina Grande-PB.

O momento contou com a participação do Secretário da SEAFDS, Frei Anastácio, do Secretário Executivo da SEAFDS, Bivar Duda, e de representantes das redes temáticas da ASA PB com o objetivo de criar um diálogo permanente, visando a construção de políticas públicas, programas e ações que possam fortalecer a agricultura familiar camponesa de base agroecológica no estado.

Durante a audiência, foram apresentadas as propostas relacionadas aos temas de sementes crioulas; acesso à água e a importância de investir nas tecnologias sociais de captação e armazenamento de água, as cisternas de placas.; raças Nativas (sementes animais da paixão) e os impactos causados pelas pelos projetos centralizados de Energias Renováveis (Parques eólicos e Usinas Solares).

“Esse é um momento importante de diálogo entre a sociedade civil e o poder público. Precisamos construir políticas que fortaleçam a vida das famílias no campo e criar um canal de diálogo permanente com o atual governo, pensando em construir propostas coletivas”, afirmou Socorro Oliveira, do CENTRAC.

Na ocasião, foi entregue a carta política produzida pela “Marcha pela Vida das Mulheres e pela agroecologia”, evento realizado no dia 16 de março em Montadas-PB, que denunciou os impactos causados pelos projetos de energias renováveis centralizados.

O advogado e sócio do CENTRAC, Claudionor Vital, tem avaliado alguns contratos assinados pelas famílias com as empresas de energia eólica e solar na região da Borborema e do Agreste paraibano. “As empresas chegam de forma sorrateira nas comunidades, não esclarecem as famílias sobre os contratos e formas de pagamento. As famílias estão sendo lesadas e submetidas a um processo de despossessão de suas terras. Isso é um aspecto que precisamos levar em conta ao avaliar o modelo de energias renováveis aqui no estado”, afirmou Claudionor.

O Secretario Bivar Duda apresentou as ações que já estão em curso e manifestou o interesse do diálogo para avançar com a agricultora familiar de base agroecológica na Paraíba.