Campina Grande recebe turnê de lançamento do livro ‘Fragmentos de tempos vividos’, de Marilza de Melo Foucher

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 28 de março de 2023

Radicada em Paris há mais de 40 anos, a jornalista e economista amazonense Marilza de Melo Foucher, lançará em Campina Grande o livro de memórias intitulado Fragmentos de tempos vividos, no dia 31 de março, a partir das 17h, no Sarau do Centro de Humanidades da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, rua Aprígio Veloso, 528, Universitário. Parte das vendas do livro será destinada à ONG Centro de Ação Cultural – CENTRAC, com a qual Marilza colaborou de forma significativa. 

A turnê da autobiografia já passou por Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e passará por Fortaleza. O livro conta com mais de trinta crônicas curtas, recheadas de memórias, de aspectos pessoais e vivências que surgiram sem censura, de uma nortista brasileira vivendo na Cidade das Luzes. A obra não possui uma ordem cronológica, mas tem início com sua chegada a Paris, no final dos anos 1970, para fazer um doutorado na área de Economia. Fragmentos de tempos vividos vem recebendo boas críticas, de jornalistas e intelectuais, como a de Marcia Tiburi, filósofa, escritora e artista plástica, que afirma: 

“Marilza de Melo Foucher escreveu uma espécie de autobiografia sincera e íntima relatando momentos importantes e curiosos desde que ela precisou sair do norte do Brasil nos anos de chumbo. (…) A mulher livre e imigrante, a ativista e a trabalhadora viajante que conheceu profundamente o Brasil e a América Latina, compõem uma personagem da vida real que nos aproxima do caráter extraordinário da vida ordinária. Sugiro fortemente a leitura desse livro encantador.”

Sobre Marilza de Melo Foucher
A amazonense Marilza de Melo Foucher, possui graduação universitária em Administração, pós-graduação em Geografia, mestrado e doutorado em Geografia e Economia-Sorbonne-Paris e vive na França há mais de quarenta anos.

Depois de aposentada, Marilza passou a atuar no jornalismo político e internacional, colaborando desde 2008 com o Jornal Mediapart-Paris, onde já escreveu uma centena de artigos. No Brasil colabora com os jornais Brasil 247 e Correio do Brasil-CdB.

Admiradora de seu primo amigo, o poeta Thiago de Mello, e de seu pai Mario Diogo de Mello que também era poeta, Marilza cultiva desde adolescente, o gosto pela escrita e nesse novo trabalho, apresenta mais de 30 crônicas curtas com memórias pessoais e vivências em Paris. 

Sobre a relação da Autora com o CENTRAC
“Marilza, enquanto representante da organização francesa CCFD-Terra Solidária no Brasil, foi personagem fundamental em determinado momento da trajetória do CENTRAC, pois apostou na capacidade de sua pequena equipe para assumir projetos sociais não apenas locais, mas também estabelecendo estratégias de articulação e intercâmbio das lutas sociais na América Latina, abrindo as portas para nosso protagonismo no Cone Sul. Assim, pudemos participar ativamente da criação e fortalecimento do Programa Mercosul Social e Solidário – PMSS, que nos trouxe ensinamentos e conquistas políticas importantes juntamente com outros parceiros dos países da região, como a instituição de espaços de participação social no âmbito do MERCOSUL. Hoje ela retorna ao Brasil para lançar seu livro intitulado “Fragmentos de Tempos Vividos” e neste ato nos presta, uma vez mais, sua solidariedade com a doação de parte das vendas de sua obra para os projetos sociais do CENTRAC. Fica aqui a nossa imensa gratidão!”, ressaltou Maria do Socorro Oliveira, coordenadora do CENTRAC.

Programação 11º Sarau  das Humanidades

17h
Abertura do evento;
Abertura das Exposições:
– “CENTRAC – 35 anos de luta por direitos”, do Centro de Ação Cultural – CENTRAC
– “Dita Dura Nunca Mais”, de Fred Ozanan

17h20
Exibição do Documentário “Humor com gosto de Pasquim” e “O Pasquim: A revolução pelo Cartum”

17h40
Resenha MPB “Ditadura nunca mais!” com o historiador Sérgio Duarte
Participação musical: Vivi Stayner; Thiago Cruz; Vitu de Lu; Lucas Lima; Jéssica Melo e Marcela Felinto

18h30
Lançamento do Livro “Fragmentos de Tempos Vividos”, de Marilza de Melo Foucher

19h30
Show – Severo Ramos em Forró Francamente Brasileiro