Famílias guardiãs de sementes crioulas celebram o dia do trabalhador e da trabalhadora rural

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 26 de maio de 2023

No dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural (25 de maio), o Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) realizou a 1ª Feira de Troca de Sementes, Saberes e Sabores. Uma festa que reuniu, no Centro de Ingá-PB, mais de 50 famílias agricultoras dos 16 municípios que integram o Folia com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a importância da conservação das sementes crioulas e denunciar as grandes ameaças à essas sementes, como a contaminação por transgênicos, agrotóxicos e mudanças climáticas.

Participaram do evento representantes da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Nordeste 2, Polo da Borborema, o Padre Edvaldo Ferreira, de Itatuba-PB, o Prefeito Municipal de Ingá, Robério Lopes Burity, e as secretarias de agricultura e educação do município. Também estiveram presentes os estudantes da Escola Municipal Major José Barbosa Monteiro de Ingá e estudantes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Itatuba.

Durante a troca de sementes, o agricultor Djalma José da Silva, de Aroeiras-PB, levou fava roxa, cearense, ingá e feijão barba de guiné. Aproveitou para levar para casa, as sementes do milho branco e feijão divino espírito santo. Além disso, os agricultores e agricultoras puderam trocar 60 variedades de mudas, sementes de plantas nativas da caatinga, forrageiras, plantas medicinais, frutíferas, hortaliças e ornamentais e diversas variedades de feijões, milho e fava. 

Foram comercializados mais de 100 variedades de produtos da agricultura familiar agroecológica, entre eles: bolo, mel, goma,  tapioca, cuscuz da paixão com galinha de capoeira e muitas outras comidas típicas da região, além de hortaliças, plantas medicinais, ovos, feijões,  macaxeira, frutas da estação e artesanato. Além de produtos medicinais, tais como pomadas, óleos essenciais, própolis, sabonetes, perfumes. A agricultora Branca, de Mogeiro-PB, comercializou maxixe, tomate cereja, amendoim, feijão verde e macassar, milho, melancia, macaxeira, tudo da colheita desse ano, livres de transgênicos e agrotóxicos.

O casal de agricultores de Aroeiras-PB, Rita Arruda e José Expedito Araújo, levaram tapioca e bolo pé de moleque na palha da bananeira, tudo fresquinho, feito com os alimentos que a família produz e também comercializa porta a porta e na feira agroecológica de Aroeiras.

“O grande momento dessa festa é celebrar as sementes que são a base da alimentação, a base da nossa cultura e patrimônio da humanidade. Esse também é um momento de preparação para a Festa Estadual das Sementes da Paixão, evento que a Asa Paraíba realiza. E assim como essa festa, a feira tem o papel de anunciar as estratégias de convivência com o semiárido e as políticas públicas capazes de promover a soberania alimentar e nutricional, mas também denunciar o uso de agrotóxicos, transgênicos   que tem causado a perda das das sementes e da nossa segurança alimentar”, afirmou a coordenadora do Programa Desenvolvimento Sustentável do Centro de Ação Cultural – CENTRAC, Madalena Medeiros. 

Para Waldir Cordeiro, representante da ASA Paraíba, “essa é uma oportunidade de comunicar o quanto as políticas públicas de convivência com o semiárido têm fortalecido a agricultura familiar. Precisamos de governantes que apoiem a agricultura, precisamos garantir políticas para a permanência das famílias no campo, da juventude. É a agricultura familiar que coloca comida nas nossas mesas e garante renda às famílias rurais”, ressaltou Waldir. 

Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Ingá distribuiu defensivos naturais para os municípios presentes. Também houve apresentação do grupo quilombola Maculelê, quadrilha, capoeira e trio de forró. 

A feira foi uma realização do Folia, Centro de Ação Cultural – CENTRAC, Serviço Pastoral do Migrante – SPM e Comissão Pastoral da Terra com o apoio da Prefeitura Municipal de Ingá, Casa de Economia Solidária do Ingá – SESAES, Coletivo Multividas, Movimento BemMaior, Phomenta, Philantropia Inteligente e Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB.