Lideranças agricultoras de Campina Grande Compartilham saberes sobre Sementes da Paixão (Crioulas)

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 12 de agosto de 2023

Agricultores e agricultoras de Campina Grande, integrantes do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia), compartilharam suas experiências em Gestão de Banco de Sementes Comunitários (BSC) com assessores e assessoras do Mandato da Deputada Cida Ramos (PT). O encontro ocorreu na manhã de sexta-feira (11), na comunidade Serra Joaquim Vieira, com a participação da equipe do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e lideranças agricultoras dos Assentamentos José Antônio Eufrouzino, Comunidade Serra Joaquim Vieira, Campo de Angola e Felix Amaro.

O encontro deu início a um processo de formação com a equipe de assessoria da deputada, no intuito de fortalecer a incidência do mandato junto a Frente Parlamentar e o tema da agricultura familiar camponesa. Essa compreensão é fundamental para que a gestão possa formular propostas mais eficazes, uma vez que são os legisladores responsáveis por criar leis. Como ressaltou Rejane Alves, assessora pedagógica da Articulação do Semiárido Paraibano, “é essencial ter representantes que abracem as lutas e histórias dos agricultores e agricultoras”.

Durante a atividade, a agricultora Josefa Valentim, uma das gestoras do Banco de Sementes Comunitário da Serra Joaquim Vieira, compartilhou informações sobre o funcionamento do banco, incluindo o regimento interno, a seleção e armazenamento das sementes, fichas de controle, além da importância da organização comunitária. Josefa também trouxe as dificuldades enfrentadas pelos agricultores na multiplicação das sementes, como a escassez de chuvas, a limitação de terras e os desafios no corte de terra. Em parceria com o Assentamento José Antônio Eufrouzino, o BSC da Serra Joaquim Vieira tem conseguido aumentar o plantio de suas sementes, cultivando milho e feijão no Campo de Multiplicação de Sementes Comunitário.

O agricultor Marcos Eloi, do Assentamento Eufrouzino, apresentou as ameaças às sementes crioulas, incluindo a contaminação por transgênicos, agrotóxicos e a expansão de parques eólicos e solares. Marcos enfatizou a importância de preservar sementes vegetais e animais adaptadas à região. “Se a gente não fizer esse trabalho de deixar nossa semente livre de transgênicos, livre do mercado, a gente não consegue levar nossa agricultura familiar pra frente. E não é só a semente vegetal não, mas nossas sementes de animais também. As galinhas caipiras tão tomando lugar da nossa galinha de capoeira e assim vai”. 

Patrícia Oliveira, uma das assessoras da deputada, participou do momento e destacou a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a agroecologia, explicando a criação da frente parlamentar de agroecologia e energias renováveis pela deputada.

Madalena Medeiros, assessora técnica do CENTRAC, ressaltou que as sementes são fundamentais para a soberania alimentar e nutricional, apresentando a Campanha Multiplique Sementes Crioulas Conserve Memórias, lançada pela organização. 

Ao final do encontro, houve uma troca de sementes crioulas, e a assessoria visitou o Banco de Sementes da comunidade.

Sobre a Campanha – A campanha Sementes Crioulas é uma iniciativa do Centrac juntamente com o Folia, como estratégia de enfrentamento às crescentes ameaças às sementes crioulas, ou sementes da paixão, como são conhecidas aqui na Paraíba, aquelas que são livres de transgênicos e agrotóxicos. A campanha faz parte das ações do Projeto “Articulando atores locais para o controle social de políticas públicas de desenvolvimento rural” desenvolvido pelo CENTRAC e conta com o apoio de Misereor e do CCFD-Terre Solidaire, em parceria com a Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS).

Para saber mais sobre a Campanha, CLIQUE AQUI.