Famílias agricultoras do Agreste celebram Semana Mundial da Alimentação com Feira Regional

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 20 de outubro de 2023

A Praça da Bandeira, em Campina Grande, foi palco de mais uma Feira Regional de Produtos Agroecológicos, realizada por agricultores e agricultoras do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia), do Polo da Borborema e do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar. O evento, que ocorreu na última quinta-feira (19), contou com cerca de 80 feirantes que ofereceram uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas, hortaliças, legumes, produtos de origem animal (ovos, queijos e mel), além de comidas beneficiadas (bolos, doces, galinha guisada com cuscuz e macaxeira cozida).

A Feira Regional, que ocorre desde 2018 em comemoração à Semana Mundial de Alimentação, não se limitou apenas à venda de alimentos. Ela também serviu como espaço de diálogo e conscientização sobre a insegurança alimentar no Brasil. O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) promoveu uma exposição de cartazes com dados sobre essa questão, destacando a importância da agroecologia na produção de alimentos livres de transgênicos e agrotóxicos, e divulgou a campanha Multiplique Sementes Crioulas: Conserve Memórias no Mundo. 

Madalena Medeiros, assessora técnica do CENTRAC e integrante do Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FPBSSAN), enfatizou o direito de todas as pessoas à comida de qualidade e em quantidade adequada. Ela ressaltou que a agricultura familiar desempenha um papel crucial na produção de alimentos que chegam às mesas das pessoas e chamou a atenção para a problemática do uso indiscriminado de agrotóxicos no país, que é favorecido com políticas de isenção de impostos para esses venenos, com perda de arrecadação de cerca de 13 bilhões de reais em impostos por ano. “Essa isenção sobrecarrega o nosso sistema de saúde e causa diversos impactos econômicos e sociais”, concluiu.

O agricultor José Soares, do município de Mogeiro-PB, participa da Feira Regional desde a primeira edição e conta que é sempre uma alegria e satisfação poder oferecer alimentos livres de veneno para a população consumidora. “Dessa vez eu trouxe cúrcuma, fava lavandeira verde e seca, fava branca, mel, abóbora. E aqui, além da gente vender, a gente também tem a oportunidade de divulgar nosso trabalho, de conversar com os consumidores sobre como a gente produz, o cuidado com a terra, com o meio ambiente. A gente também tira dúvidas, passa uma receita”, afirmou o agricultor. 

A agricultora Zilda Francisca de Araújo, do município de Puxinanã/PB, também é veterana da feira, levou mudas de plantas ornamentais e medicinais e já tem uma clientela fixa. Além disso, ofereceu uma diversidade de hortaliças, tomate cereja, doces, tudo direto do seu quintal produtivo. 

A Feira contou com intervenções de representantes de organizações e movimentos sociais, além de agentes políticos como a Deputada Estadual Cida Ramos (PT) e representantes do mandato da Vereadora Jô Oliveira (PcdoB), e foi animada com forró, materiais informativos e sorteio de cesta de alimentos com a diversidade da produção agroecológica dos territórios.

O evento é uma iniciativa do GT de Comercialização da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB) e do FPBSSAN, em parceria com o Núcleo de Extensão Rural (NERA/UEPB) e a Universidade Estadual da Paraíba, com o apoio de organizações de cooperação como CCFD – Terre Solidaire, Plataforma Mercosul Social e Solidário, Laudes Foundation e Misereor.