Lideranças do Agreste planejam ações para 2024

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 19 de fevereiro de 2024

Agricultoras, agricultores e jovens de oito municípios do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) se reuniram nos dias 15 e 16 de fevereiro em Campina Grande-PB, para avaliar as ações realizadas em 2023 e planejar as atividades para 2024.

No primeiro dia, a programação teve início com discussões sobre as dificuldades enfrentadas e os aspectos positivos observados nas comunidades ao longo do ano passado. Foram destacados os pontos fortes com ênfase nas temáticas abordadas pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB): mulheres, juventudes, sementes, água, criação animal/produção de forragem, Fundo Rotativo Solidário (FRS) e comercialização, bem como os desafios a serem enfrentados.

O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e o Serviço Pastoral do Migrante (SPM), organizações de assessoria do Folia, apresentaram as atividades que desenvolveram em 2023. Com base nos desafios levantados, foram construídas propostas de trabalho e atuação, além de incidência política em âmbito local, estadual e nacional, destacando a importância da participação ativa do Folia no processo eleitoral de 2024 e a atenção às candidaturas comprometidas com a agricultura familiar de base agroecológica.

Durante o encontro, também houve uma feira de troca de saberes, sementes e mudas, no contexto da Campanha Multiplique Sementes Crioulas: Conserve Memórias no Mundo, desenvolvida pelo CENTRAC no território do Folia.

Foram partilhadas sementes de milho, feijões, favas, tubérculos e mudas de plantas forrageiras, medicinais, frutíferas e hortaliças. Dona Lindalva, assentada da reforma agrária de Mogeiro, compartilhou o sucesso no cultivo de maracujá e do quiabo, com irrigação por gotejamento. O plantio foi inspirado no campo de multiplicação de sementes comunitário implementado pelo CENTRAC no Assentamento. “A gente queria saber se o maracujá ia vingar porque nosso terreno é muito arenoso, mas tem dado muito certo e o quiabo também”.

O agricultor José Soares, também de Mogeiro, trocou suas sementes de jerimum, fava e feijão por sementes de mostarda, da agricultora Maria da Conceição, de Campina Grande, reconhecendo os benefícios medicinais das folhas dessa planta. “A folha da mostarda é muito boa para imunidade, para as articulações e lá em casa temos usado na alimentação”, reforçou a agricultora.  

No segundo dia do evento, as organizações de assessoria deram os informes sobre o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), políticas públicas federais que estãos sendo retomadas e  que estão sendo implementados em alguns municípios do território.

Também foi organizada a agenda de atividades do Fórum e os encaminhamentos de acordo com as temáticas, entre eles, um encontro de Mulheres do Folia; uma formação sobre os impactos das energias renováveis de grande escala; oficinas formativas sobre a certificação participativa para comercialização; a realização da segunda feira de troca de saberes, sementes e mudas e incidência no processo eleitoral. Além da agenda, também foi definida uma Coordenação colegiada do Fórum e a constituição do grupo da juventude do Folia, entre outras ações.

A atividade contou com o apoio de Misereor, Plataforma Mercosul Social e Solidário e CCFD – Terre Solidaire. O próximo encontro será realizado no dia 22 de março.