CENTRAC coordenará plenária na 5ª Semana Social Nordestina

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 3 de abril de 2014

O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) por meio do seu Programa Controle Social da Gestão Pública estará coordenando a Plenária “Acesso aos direitos sociais e as políticas públicas” que acontecerá dentro da programação da Semana Social Nordestina que será aberta na próxima sexta-feira, 04 de abril às 10h no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB e segue até o domingo, 06 de abril. O Encontro terá como tema “O Nordeste que temos e o Nordeste que queremos”.

A atividade terá início às 14h do dia 04 e faz parte do primeiro momento do encontro que tem o objetivo de produzirreflexões a partir das práticas das organizações e entidades representadas no evento por meio de oito mini plenárias sobre os temas Terra, Território e Violência no Campo; Segurança e Soberania Hídrica e Alimentar; Acesso aos direitos sociais e as políticas públicas; Controle Popular do Judiciário; A Questão urbana e a cidade de exceção; Os grandes projetos e a sustentabilidade do Nordeste: impactos sobre seu povo, sua cultura e seu território; Mulher – Violações e Conquistas e a Participação cidadã das Juventudes.

Estarão apresentando experiências Ivone Agra Brandão que falará da experiência de controle social do Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande e um representante da Campanha Estadual pelo Direito Humano à Educação Pública e de Qualidade – Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão.

Sonia Marinho coordenadora do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC vai coordenar a mini plenária e Ana Patrícia Sampaio ficará responsável pela relatoria da atividade. Além dessa atividade o CENTRAC colabora com a construção e organização do Encontro que tem como objetivo discutir as contribuições e acúmulos dos processos da 5a Semana Social Brasileira, ocorrida em 2013 e desenhar estratégias conjuntas de atuação no âmbito da Região Nordeste do Brasil.

Participam 200 representantes de Pastorais Sociais, Movimentos Sociais, Organizações Não Governamentais  e Universidades de todos os Estados do Nordeste.