Mais de 350 estudantes da Escola Estadual da Prata participaram do Seminário de Lançamento da Campanha “Vote certo. Vote em quem tá legal” realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Comitê 9.840 do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), coordenado em Campina Grande pelo CENTRAC, nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, no auditório da escola.O Seminário teve como palestrante a juíza federal Cristina Maria Costa Garcez, do TRE-PB. A juíza falou para os estudantes sobre temas como compra de votos, políticos com ficha suja, a importância do voto e a segurança no processo eleitoral brasileiro. A platéia fez perguntas e tirou dúvidas sobre temas como, por exemplo, a inviolabilidade da urna eletrônica no Brasil.
A Campanha é uma realização do TRE-PB e da Escola Judiciária Eleitoral e é voltada para o público jovem. O objetivo é sensibilizar o segmento estudantil secundarista para o exercício do voto livre e consciente e o conseqüente fortalecimento da democracia. A Campanha atua em todo o estado visitando escolas e esclarecendo jovens sobre a importância do voto consciente, sobre o papel de vereadores e prefeitos e outros temas de interesse do eleitorado.
A iniciativa se soma a Campanha “Ficha Limpa” – Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos, que desde o mês de julho vem coletando assinaturas para um projeto de Lei que impede a candidatura dos candidatos condenados pela justiça. O evento contou ainda com o apoio do Programa MERCOSUL Social e Solidário, uma iniciativa que envolve 17 ONG’s e mais de 2.000 organizações populares que buscam consolidar os processos democráticos na região do MERCOSUL e que no Brasil é coordenado pelo CENTRAC.
Outras informações sobre a campanha "Vote certo. Vote em quem tá legal”: www.tre-pb.gov.br
Outras informações sobre a campanha "Ficha Limpa": www.lei9840.org.br