O CENTRAC, juntamente com a de Juventude pelo Resgate à Cidadania e à Cultura – AJURCC vão receber nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a visita de representantes da CIVICUS: Aliança Mundial para a Participação Cidadã. A visita de monitoramento faz parte das ações do projeto “Construindo Capacidades em Ferramentas para a Participação e o Controle Social sobre as Políticas Públicas”. O objetivo é promover um processo de construção de capacidades para criar e consolidar ferramentas para a participação cidadã e o controle social das políticas públicas, envolvendo organizações do Cone Sul comprometidas com a democratização das políticas públicas através da participação cidadã, especialmente no tema da juventude.
A programação se estende até a sexta-feira dia 13 de fevereiro inclui uma oficina para cerca de 30 jovens da AJURCC e uma visita à sede da entidade em São José da Mata.
A CIVICUS é uma aliança internacional de membros e organizações sociais que contituem uma rede de organizações a nível local, nacional, regional e internacional, e expande o entorno da sociedade civil e que se dedicada a fortalecer a ação cidadã e a sociedade civil em todo o mundo.
Em setembro de 2008 duas representantes da AJURCC apresentaram sua experiência de relação e diálogo com o poder público em um Workshop na cidade de São Paulo entre os dias 01 e 04 de setembro. A Ajurcc é um dos grupos assessorados pelo CENTRAC, desde antes da sua formalização, há quatro anos, que também participa das atividades do Programa Mercosul Social e Solidário – PMSS, rede de organizações da região do Mercosul, que no Brasil é coordenada pelo CENTRAC. Elas estarão foram acompanhadas pela coordenadora nacional do PMSS, Ana Patrícia Sampaio.
O Projeto está sendo organizado pelo Instituto Pólis, pela CIVICUS e pela Rede LogoLink e pretende promover o intercâmbio entre os cerca de 35 representantes de ONGs parceiras, movimentos sociais, organizações sociais de base e gestores públicos dos países do Cone Sul.