Com o objetivo de identificar, discutir, visibilizar e valorizar as alternativas encontradas pela agricultura familiar para fazer frente ao modelo hegemônico de desenvolvimento rural no Brasil, a Articulação do Semiárido Paraibano promoverá nos dias 05 e 06 de Novembro, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB, o V Encontro Paraibano de Agroecologia, que este ano traz como tema principal o fortalecimento da agricultura familiar camponesa.
Ao longo da história, a agricultura familiar tem exibido uma grande capacidade para lidar e superar as enormes dificuldades com que se depara. Esse potencial de adaptação e inovação vem se traduzindo em termos de produtividade, ao manter níveis de produção relevantes mesmo em pequenas áreas; sociais, ao empregar a maior parte de mão-de-obra do campo; e ecológicos, ao buscar fazer uso dos recursos naturais sem desgastá-los.
Com a preocupação de entender e informar acerca dos modelos de desenvolvimento que se apresentam no Estado, o V EPA buscará avaliar não só as experiências que exibem maior diversidade produtiva e menor emprego de insumos externos, mas também as iniciativas de famílias que, por uma ou outra razão, optaram pela especialização produtiva, invariavelmente recorrendo à aplicação de agrotóxicos ou de outros tipos de agroquímicos. A idéia é comparar o desempenho, mas, sobretudo, o grau de sustentabilidade das diversas estratégias de inovação encontradas no semiárido paraibano.
Nessa V edição a proposta é também partir da demonstração de experiências das diferentes microrregiões distribuídas em diversos eixos temáticos: acesso a terra, acesso a água, sementes, criação animal, saúde e alimentação, acesso aos mercados, finanças solidárias, entre outros para que possam ser construídos elementos para a elaboração de uma síntese coletiva acerca dos projetos em disputa e apontar caminhos para a promoção da agricultura familiar em bases agroecológicas.
A expectativa é que esse ano o Encontro possa reunir mais de 250 participantes, sendo a maioria agricultores e agricultoras de todas as microrregiões do estado (Litoral, Borborema, Cariris, Agreste, Curimataú, Médio e Alto Sertão).
O V Encontro Paraibano de Agroecologia representa uma grande oportunidade para debate e análise sobre os mais diversos temas de interesse das famílias agricultoras, suas organizações, entidades assessoras, assim como para outros setores da sociedade, tais como centros de pesquisa, universidades e instituições públicas de desenvolvimento. E servirá como preparatório para o Encontro Nacional das Articulações do Semiárido Brasileiro EnconASA que acontecerá de 16 a 20 de Novembro em Juazeiro da Bahia.
Em tempo:
A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) é um fórum que reúne pessoas, organizações de agricultores e agricultoras, organizações não-governamentais (ONGs), pastorais sociais entre outras entidades de apoio, voltado para a promoção da agroecologia e do desenvolvimento sustentável do semi-árido paraibano. A ASA Paraíba se organiza de forma descentralizada, com dinâmicas próprias nas regiões do Brejo, Agreste, Cariris, Seridó, Curimataú, Médio Sertão, Alto Sertão e Litoral no estado da Paraíba, formando uma articulação em redes temáticas.
Contatos:
Luciano Silveira: (83) 99715604 luciano@aspta.org.br
Coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural da Paraíba
Glória Batista: (83) 33224975
Coordenação Executiva da ASA-PB
Emanoel Dias (83)88161362/99731582
Representante da Rede Sementes da ASA-PB
Fonte:
Allana CoutinhoEquipe de Comunicação ASA Paraíba(83) 99113671