No último dia 10 de julho, na sede do Centro de Ação Cultural – CENTRAC, em Campina Grande-PB, aconteceu uma plenária de rearticulação do Fórum Estadual de Soberania Alimentar e Nutricional – FPBSSAN. O encontro reuniu representantes de entidades, movimentos sociais do campo e da cidade, membros de conselhos de políticas públicas e de classe que trabalham em prol do direito humano à alimentação no estado.
Maria do Socorro Oliveira, do Centrac e integrante da comissão que convocou a plenária, lembrou no início do evento que, embora o fórum não tenha conseguido se reunir no ano passado, em consequência do ano eleitoral conturbado, as organizações continuaram atuando e promovendo lutas e ações em torno da temática. Ela falou ainda sobre as perspectivas para os próximos meses, com as conferências municipais e estaduais de segurança alimentar: “A intenção da plenária é a de retomar o trabalho, pois o Fórum tem um papel importante na construção e articulação das conferências de segurança alimentar que virão”.
O FPBSSAN é um espaço no nível estadual que faz parte do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), e com ele compartilha o propósito de articular pessoas, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. O espaço busca ainda sensibilizar para uma visão mais ampla da questão, trabalhando com variadas perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo.
Durante a plenária foi feita a eleição da nova coordenação do FPBSSAN e foram discutidos assuntos como: Agenda de atividades para o restante de 2019; Definição de prioridades; Semana Mundial de Alimentação (outubro); Identidade visual do Fórum; Conferências Municipais e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Natal sem Fome como espaço de defesa do Direito à Alimentação.