Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Cata Campina se prepara para iniciar coletiva seletiva em Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 3 de novembro de 2016

dscn9423A Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande – Cata Campina, que está em processo de incubação com o apoio da equipe do Projeto “Cooperar para Melhor Coletar” do CENTRAC, se prepara para entrar em atividade. Na manhã desta quinta-feira (3), sua diretoria e parte dos membros da cooperativa se reuniram, no galpão onde funcionará o empreendimento, no Bairro Três Irmãs. “A gente veio planejar por onde a gente vai passar, a nossa organização de rotas” explicou Carmen Cenira, presidente da Cata Campina. A educadora do “Cooperar para Melhor Coletar”, Franciele Santos, contribuiu com a discussão.

Os/as catadores/as definiram os 10 bairros ou conjuntos habitacionais e rotas onde, inicialmente, irãodscn9421 realizar a coleta seletiva, listaram possíveis parceiros doadores e organizaram comissões com as tarefas de cuidar da parte administrativa, coleta seletiva, triagem e comercialização da cooperativa. Foram definidos ainda alguns acordos de convivência tais como horários, regime de trabalho e reuniões semanais. Os bairros ou conjuntos onde a Cata Campina atuará são: Malvinas, Três Irmãs, Dinamérica, Catingueira, Presidente Médici, Acácio Figueiredo, Portal Sudoeste, Cinza e Rocha Cavalcante.

dscn9426A cooperativa entrará em atividade na próxima terça-feira, 08 de novembro, após o recebimento dos carrinhos de coleta e kits de equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) com camiseta, calça, bonés, botas e luvas, que serão entregues na segunda, dia 07 de novembro, pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Campina Grande e pelo Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”.

A cooperativa vai realizar a coleta das 7h às 17h, de segunda à sexta. Irá iniciar fazendo coleta nas ruas dos bairros e visitas a residências e a empresas para propor a parceria de destinação de materiais recicláveis à Cata Campina. Atualmente fazem parte do empreendimento 18 pessoas, a maioria remanescente do lixão que funcionava no bairro do Mutirão.

Os/as catadores/as fizeram ainda uma reflexão sobre a necessidade de uma abordagem cuidadosa aos locais que serão visitados: “É importante que vocês estejam preparados para as diferentes situações que podem encontrar. Pois estarão ‘caindo de paraquedas’ em casas, onde vocês não sabem o que está acontecendo. Nos casos em que não forem recebidos de imediato, é importante não desistir, entregar o panfleto com os contatos e passar em outro dia”, frisou Franciele.

Informações sobre rotas e dias de coleta, pelo telefone: (83) 98701-9155