Juventude e Participação Política

O Programa de Juventude e Participação Política promove a formação política de jovens urbanos e rurais, voltada para a indivisibilidade dos direitos humanos, estimulando a participação social e a qualificação da sua intervenção nas políticas públicas no âmbito municipal, estadual e nacional. As ações desenvolvidas fortalecem as organizações e a autonomia das juventudes e estimulam sua atuação em fóruns, redes e espaços de definição de políticas públicas, tal como o Conselho Municipal de Juventude. Ao mesmo tempo as ações do programa buscam oportunizar a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mundo do trabalho.

Desde o ano de 2003, o CENTRAC compõe a plataforma de ações do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), articulação que reúne 16 ONG’s e mais de 150 organizações de base dos países do Cone Sul, desenvolvendo ações que visam a inserção da dimensão social e a melhoria do exercício da cidadania dos grupos sociais marginalizados no marco do processo de integração regional do MERCOSUL, intervindo no campo da economia solidária, soberania e segurança alimentar, direitos das mulheres, da população idosa e das juventudes.

No Brasil, o CENTRAC coordenou esta articulação entre 2004 e 2015 e tem atuado em instâncias decisórias como Cúpulas Sociais e espaços de concertação de instâncias intergovernamentais que colaboram com os Estados do MERCOSUL no desenvolvimento de Políticas Públicas, como o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) e a Unidade de Participação Social do MERCOSUL (UPS). Ressalta-se que o PMSS tem acordo de cooperação com o Parlamento do MERCOSUL e MERCOCIDADES.