História

O Centro de Ação Cultural – CENTRAC é uma entidade da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1987, com sede no município de Campina Grande, Paraíba. Sua estrutura decisória é composta por Assembleia de Sócios/as, Conselho Gestor, Conselho Fiscal e por uma Coordenação Executiva.

O CENTRAC surgiu e iniciou sua atuação no contexto da redemocratização do país, com a instauração da Constituição de 1988. Nesse período, o CENTRAC desenvolveu atividades de caráter político-educativo e organizativo, principalmente no âmbito da mobilização, estruturação e fortalecimento de sindicatos urbanos e rurais, associações de bairro e movimentos sociais diversos no município de Campina Grande – PB, orientado pelos princípios da Educação Popular e do Estado Democrático de Direito. As suas ações estavam voltadas à difusão e popularização dos novos direitos de cidadania, especialmente no que diz respeito à participação popular no processo de elaboração e de fiscalização das Leis Orçamentárias, e à assessoria e formação de representantes da sociedade civil para a participação qualificada nos espaços de definição das políticas públicas (Conselhos e Conferências).

Atualmente, o CENTRAC desenvolve as suas ações estruturadas em cinco programas: o programa de desenvolvimento institucional, voltado para o fortalecimento da organização interna da entidade; e os programas-fins, voltados para as seguintes temáticas: desenvolvimento sustentável; direitos e igualdade de gênero; controle social da gestão pública; e juventude e participação política. Desde então, tem empenhado esforços com ações no campo e na cidade com vista à superação de desigualdades e construção de uma sociedade baseada na justiça social.