Festival de Juventude Paraibana reúne cerca de 300 jovens em Cabaceiras

Publicado por swadmin
Campina Grande, 23 de março de 2009

Aconteceu nos dia 20, 21 e 23, em Cabaceiras, na região do Cariri, o II Festival da Juventude Paraibana, organizado pela Rede de Jovens do Nordeste e acontece em preparação para o Festival Regional, que vai acontecer em Abril na cidade de Quixadá, no Ceará pretende reunir jovens de todos os Estados do Nordeste. O evento é tem como objetivo criar um espaço concreto de participação, interação, formação, fomento cultural, política e de construção coletiva de conhecimento entre jovens, do campo e da cidade, sobre as demandas e as especificidades da juventude paraibana. O Festival contou com o apoio de vários parceiros, entre eles o Centro de Ação Cultural – CENTRAC, e o Programa Mercosul Social e Solidário – PMSS. 
Durante três dias cerca de 300 participantes entre jovens e educadores das áreas rurais e urbanas de toda Paraíba, das classes populares ligados aos grupos, entidades e movimentos juvenis participaram ativamente de oficinas, atividades culturais e mesas de diálogo envolvendo temas como: políticas públicas para a juventude, participação política da juventude, diversidade cultural e identidades juvenis. Todos as atividades aconteceram nas escolas municipais Abdias Aires e Maria Neuly Dourado e no Arraial Popular Liu dos 8 Baixos, no centro da cidade.
O que é a Rede de Jovens A RJNE/PB é uma articulação/organização de juventude formada por organizações, entidades e grupos da região nordeste, esta se articula em núcleos onde temos 09 representantes, cada estado constitui um núcleo. Tem sua organização interna baseada num modelo horizontal onde não existe hierarquia, tudo decidi-se coletivamente. A RJNE surge em 1998, a partir de urna articulação entre jovens dos estados de PE, PB e RN que ao voltarem da Ia escola latino-americana, de Lideranças Juvenis, que aconteceu em novembro de 1997, no México, tiveram a proposta de formar e constituir uma articulação de jovens que discutisse e pautasse a juventude nordestina. Assim a criação e a estruturação da RJNE se deu a partir de demandas dos movimentos populares juvenis nordestinos, apresentadas à EQUIP e outros parceiros, entre os anos de 1999 a 2003, na área da formação e capacitação de lideranças e educadores jovens, nas parcerias desenvolvidas com o Curso à Distância, nas linhas de articulação, mobilização e intervenção nas políticas públicas. Desta forma a RJNE da PB surge como uma das pioneiras no nordeste brasileiro, durante toda sua história. Esteve e está articulada em 04 sub-núcleos Litoral, Borborema, Brejo e Cariri. Sua organicidade baseia-se na construção de equipes de trabalho, formado por jovens que se identificam e proponha-se a está nesta, assim temos 04: Sustentabilidade, Políticas Públicas, Participação Política e Comunicação.