Diocese de Campina Grande lança escola de Fé e Política Dom Manuel Pereira

Publicado por swadmin
Campina Grande, 11 de maio de 2009

A Dimensão sócio transformadora que articula as pastorais sociais e a Cáritas da Diocese de Campina Grande, vai realizar o Seminário de Lançamento da Escola Diocesana de Fé e Política Dom Manuel Pereira no próximo sábado, dia 16 de maio de 2009, as 14h30 no auditório da cúria diocesana, localizada na rua Afonso Campos, no centro de Campina Grande. O evento é aberto a toda a sociedade e a entrada é gratuita.
 
Esta escola terá como objetivo a formação sobre Fé e Política, a luz da doutrina social da Igreja, das ciências sócias e da filosofia para os integrantes das pastorais sociais, movimentos, representantes dos conselhos de políticas públicas, membros de sindicatos, associações, partidos políticos e pessoas interessadas. Sempre pensando a atuação do cristão na política. A escola conta com o apoio e a assessoria do CENTRAC.

 

Seminário de lançamento da Escola Diocesana de Fé e Política “Dom Manuel Pereira”, terá como tema “A Política Humanizadora de Dom Helder Câmara”.

 

Programação:

 

  • Apresentação
  • Palavra de abertura de Dom Jaime Vieira Rocha
  • Apresentação do projeto da Escola
  • Por Dom Manuel
  • Apresentação da Escola do Regional com Arivaldo J. Sezyshta e Roberto Saraiva
  • Tema do Seminário com o Padre Albérico secretário executivo do regional Nordeste II da CNBB, foi ordenado por e trabalhou com Dom Helder
  • Debate
  • Encerramento

 

Saiba mais sobre a Escola Diocesana de Fé e Política “Dom Manuel Pereira”

 

Objetivo Geral:

 

Contribuir para a formação sócio-política de lideranças, à luz do evangelho, da doutrina social da Igreja, das ciências sociais e da filosofia.

 

Objetivos Específicos:

 

1° Promover curso de Fé e Política;

2° Ser um espaço permanente de análise de conjuntura;

3° Estabelecer articulação com a Escola de Fé e Política “Pe Humberto Plumem”, e com o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” da CNBB;

 4° Fortalecer a formação política do agente pastoral envolvendo a sociedade civil;

Justificativa

No momento atual de descrença na política e nas instituições democráticas e de pouca participação da sociedade civil sentimos a necessidade da criação da Escola de Fé e Política. Essa entidade se faz urgente para fomentar a formação e atuação dos segmentos sociais e contribuir na formação de leigos e leigas engajadas(os) nos meios sócio-político e religioso na nossa Diocese, atuando nos conselhos de controle social, na pastoral, nos serviços e nos municípios e paróquias. Visa atender demandas internas e externas.

Por que Dom Manuel Pereira

Pela importância de sua história, como pioneiro do trabalho sócio – político realizado em nossa diocese a partir do Concílio Vaticano II e durante o golpe militar. Nesse período criou  a Comissão Diocesana de Justiça e Paz, a Comissão de Cidadania, apoiou a formação dos sindicatos de trabalhadores rurais e as denúncias do grupo mão branca. Dom Manuel estava muito envolvido com a renovação da Igreja e com seu engajamento na luta pela justiça. Esse tempo marcou uma nova etapa na vida da Diocese.

Metodologia

Promover uma formação participativa, envolvente, dialógica no horizonte da educação popular. Esse processo formativo estará em consonância com a metodologia do Ver, Julgar e Agir, reafirmada na Conferência de Aparecida realizada em 2007.

Instrumentais: Seminários; Encontros; Debates e outros.

Destinatários:

Lideranças das pastorais sociais, dos Conselhos Municipais, das CEBs; dos movimentos sociais e organismos; dos que participam ou pretendem participar nos diferentes campos da política.

Recursos/Orçamento                     

Contribuição financeira da Diocese;

Contribuição das Paróquias que enviarem alunos;

Apoio de diferentes instituições e organismos;

Material didático.

 

Parceria e Assessoria

Ex-alunos da escola do regional NE II;

Escola de Fé e Política pe Humberto Plumem;

Buscar parceria com o curso de Ciências Sociais da UFCG, o Curso de Filosofia da UEPB e da Faculdade Católica de Campina Grande  – Seminário; 

Centro de Ação Cultural – CENTRAC

Pessoas convidadas.

Elementos Organizativos:

Duração: Um ano;

Estar vinculada à Dimensão Sócio-transformadora da Diocese;

Equipe de coordenação e assessoria;

 

Avaliação

 Planejamento, monitoramento e avaliação.