Lançada a Campanha Educativa para o mês da Diversidade Sexual de SP

Publicado por swadmin
Campina Grande, 10 de junho de 2009

As Católicas pelo Direito de Decidir,  APOGLBT,  grupo CORSA e  LBL acabam de lançar a campanha educativa para o mês de orgulho LGBTT de 2009. Haverá banners gigantes (2,5 m de altura) que estarão na Av. Paulista durante a 7a. Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de SP e a 13a. Parada de Orgulho LGBTT de SP. Também serão produzidos e distribuídos 10 mil postais, que estarão disponíveis a partir de 15/06 em bares, casas noturnas, centros culturais, cinemas e outros estabelecimentos comerciais considerados GLS, sendo cinco mil deles com o tema da Caminhada de Lésbicas e cinco mil com o tema da Parada LGBTT.

Para realizar a campanha deste ano, as entidades contaram com a colaboração da antropóloga Regina Facchini (PAGU/Unicamp), que ajudou a criar a concepção geral e as frases, do fotógrafo e designer Márcio Dantas e com os/as modelos que gentilmente posaram para as fotos: Lívia & Verônica, Rose & Tiely, Dhory & Dayana e Alisson & Rodrigo.

Ao mesmo tempo em que buscam afirmar a importância e o valor da diversidade, procurando desconstruir a intolerância de um único modelo e o autoritarismo de uma verdade absoluta – características dos fundamentalismos religiosos -, as entidades também querem assinalar positivamente marcadores sociais de diferença, como cor/raça, gênero, e geração, hoje fatores estigmatizantes. Para isso, foi criado o slogan:

Cores, formas, idades, sexos, sexualidades
Deus fez e ama a diversidade

Por meio dos postais, foi feito ao mesmo tempo uma campanha afirmativa, com o slogan acima e belas imagens, e também reivindicativa, com o verso mostrando os problemas enfrentados pelas pessoas LGBTT, com um slogan mais agressivo. Nos postais da Parada, o slogan do verso é:

Chega de homofobia
Igualdade todo dia

Na outra versão, no verso os slogans da própria Caminhada:

Não se cale, ser lésbica é um direito
Não á violência contra a mulher
Por um mundo feminista!

Por meio das imagens, a intenção é desconstruir padrões de beleza e de perfeição impostos socialmente, buscando valorizar a beleza da diversidade, do cotidiano e das pessoas  comuns. O objetivo inicial era evidenciar a beleza e a importância de pessoas idosas,  de pessoas negras, de casais inter-raciais, pessoas com deficiência, etc.

Neste ano também, o trabalho incluiu a imagem de um homem transexual (Dhory) em relação de afeto, já que o direito de amar e ser amado/a é uma luta das pessoas transexuais.

Mostrando que todas/os têm direito à credibilidade, dignidade, confiança, afeto, amor, a uma vida livre de preconceito, sem humilhação e violência, a campanha pretende, de alguma forma, tocar corações e mentes e contribuir para promover a cidadania de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Mais informações: CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR
www.catolicasonline.org.br