PiT Stop e apresentações culturais lembram o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em CG

Publicado por swadmin
Campina Grande, 15 de junho de 2009

Na sexta-feira, 12 de junho, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi lembrado em Campina Grande com um Pit Stop no Centro da cidade. Um conjunto de entidades governamentais e não-governamentais de Campina Grande realizaram a atividade.

A Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, o Centro de Ação Cultural – CENTRAC, o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA, os Conselhos Tutelares de Campina Grande e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS segurando faixas e cartazes distribuíram panfletos e material educativo sobre o trabalho infantil na Praça da Bandeira e no sinal de trânsito localizado em frente ao Colégio das Damas. As crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI fizeram uma apresentação de flauta doce, houve também apresentações teatrais e roda de capoeira. A banda de fanfarra do município de Riachão de Bacamarte também se apresentou.

Este ano o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil marcará também o 10º aniversário da adoção da Convenção nº 182 da OIT, que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil, entre elas o Trabalho Infantil Doméstico.

Em todo o mundo desde 2002, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT, a data vem sendo comemorada com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade, os gestores públicos e a comunidade internacional para a importância da implementação das convenções, que estabeleçam a idade mínima para admissão a emprego.

O tema da campanha deste ano reforça a importância da escolarização para tirar meninos e meninas da situação de trabalho. É focada na Educação como direito fundamental e tem como tema “Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente Sem Trabalho Infantil”.