Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 9 de junho de 2022

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) apresenta à sociedade brasileira os resultados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), cumprindo com o compromisso de contribuir para o conhecimento e o debate cientificamente fundamentado da realidade social do país no que se refere à Segurança Alimentar (SA) da população. A relevância dessa contribuição é ainda maior em face da ausência de pesquisas oficiais com a frequência requerida para o monitoramento desta que é condição central de uma vida digna e saudável.

O atual contexto, em que uma crise sanitária se sobrepôs à crise econômica e política que lhe é anterior, impõe a necessidade de monitoramento frequente da condição alimentar e nutricional da população brasileira. Tal necessidade ficou comprovada pela amplitude e velocidade com que se agravaram, no início de 2022, as várias manifestações de Insegurança Alimentar (IA) no Brasil, notadamente a IA grave, que significa conviver com a fome, quando comparadas com os resultados do I VIGISAN, divulgados em abril de 2021. Evidenciar os diferentes níveis com que se verificou esse agravamento entre os vários segmentos sociais – recortados por gênero, raça/cor, escolaridade e local de moradia – é, ao mesmo tempo, complementar as informações necessárias para uma melhor compreensão e atuação em uma sociedade com elevadas desigualdades sociais como a brasileira. Devemos assinalar aqui, lacunas que ainda permanecem pela ausência de informações sobre povos indígenas e outras comunidades e populações tradicionais.

Esperamos que os resultados do Inquérito ora apresentados, com a gravidade que eles revelam, contribuam para reafirmar a necessidade urgente da adoção de políticas públicas integradas e participativas capazes de enfrentar as múltiplas dimensões envolvidas, bem como sirvam de fator gerador de indignação e mobilização da sociedade brasileira diante de tamanha mazela.

Para conferir o relatório na íntegra, acesse: https://static.poder360.com.br/2022/06/seguranca-alimentar-covid-8jun-2022.pdf