Fundo Rotativo solidário: uma estratégia de construção de autonomia e renda para as juventudes rurais

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 1 de julho de 2022

Na manhã da última quinta-feira, 30 de junho, jovens que integram o Fundo Rotativo Juventude Solidária do Assentamento José Antônio Eufrouzino (Logradouro), em Campina Grande, visitaram a propriedade do jovem agricultor Mateus Manasses, na comunidade Soares, município de Queimadas-PB. O agricultor apresentou sua experiência como guardião de sementes da raça de ovelhas Morada nova e os cuidados com o manejo. 

Assim como os integrantes do grupo, Mateus despertou o interesse bem cedo pela criação. Quando ingressou no Fundo Rotativo Solidário (FRS) de sua comunidade, teve a oportunidade de criar a ovelha morada nova e melhorar os cuidados tanto com a criação de cabras, quanto das ovelhas. “O Fundo rotativo é uma oportunidade de geração de renda e autonomia para juventude”, ressaltou Mateus, que é Biólogo e técnico em agroecologia.  

Atualmente o agricultor vende o leite das cabras para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e foi com o trabalho da criação que conseguiu cobrir algumas despesas durante sua formação técnica e universitária. Além de ovelhas e cabras, o agricultor também cria perus, galinhas de capoeira, porcos, gado e diversas espécies de plantas vegetais. 

A  jovem Rafaela de Azevedo, que é prima de Mateus, também participou da visita. Ela ingressou no FRS aos 12 anos e se dedica a criação de ovelhas até hoje. Ambos reforçaram a importância da diversidade do plantio para manter os rebanhos de cabra e ovelhas, principalmente com o plantio de palma, para garantir que os animais  tenham segurança alimentar no período de estiagem. Também reforçaram que as plantas de espécies da caatinga e forrageiras como gliricídia e leucena, são bancos de proteínas para os animais e podem ser plantadas na própria cerca da propriedade, sem ocupar muito espaço. “Agora está chovendo, mas no verão a gente precisa ter ração de qualidade e diversidade pros bichos. A forragem é muito importante”, completou Mateus. 

Outro foco da visita foi a sanidade animal. Como manter a vacinação, a limpeza do curral e uma alimentação diversificada pode fazer a diferença. Mateus reforçou a vacinação como prevenção e mostrou que pela observação da pelagem, olho e comportamento do animal no rebanho é possível  saber se o mesmo está saudável ou com algum problema de saúde, como anemia ou verminose. 

A jovem Maria Clara Silva, integrante do Fundo Rotativo Juventude Solidária, também pôde tirar dúvidas. Ela foi contemplada com uma ovelha que já deu cria e ficou curiosa sobre os cuidados com o filhote. O agricultor recomendou anotar tudo. Quando a ovelha engravidou e quando vai dar cria para planejar a assistência ao animal nesse período e até a parição, especialmente nos dois últimos meses da gestação. Se a mãe estiver bem cuidada e alimentada, vai produzir mais leite e o filhote vai ficar mais saudável. É importante observar também os cuidados com o umbigo depois que o animal nasce e conferir as dicas do pelo e dos olhos. 

Além de Maria Clara, mais 3 jovens do FRS foram contempladas com ovelhas neste que é o terceiro ciclo do Fundo, que foi criado em 2019 com a assessoria técnica do Centro de Ação Cultural – CENTRAC.  Para a assessora técnica Patrícia Sampaio, essa foi uma rica oportunidade para o grupo conhecer a experiência de dois jovens guardiões de sementes animais e vegetais que conseguiram conciliar a criação animal com os estudos e também com outras necessidades da juventude, como lazer e integração comunitária e familiar. 

Os depoimentos do grupo que participou da visita reforçam a importância de se conhecer outras experiências de jovens que também se dedicam à agricultura e a criação animal e conseguem gerar renda e construir autonomia na agricultura familiar. 

O intercâmbio entre as juventudes é uma ação do CENTRAC e do Fórum de Lideranças do Agreste- Folia, com o apoio de Misereor, CCFD – Terre Solidaire e da Plataforma Mercosul Social e Solidário.