Na Semana do Dia Mundial da Alimentação, famílias agricultoras e organizações parceiras realizam mais uma feira agroecológica na Praça da Bandeira

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 16 de outubro de 2023

Na Semana do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a sociedade está voltando sua atenção para uma questão vital: a segurança alimentar. No entanto, o uso excessivo de agrotóxicos está envenenando nossos alimentos e nosso corpo, tornando o Brasil um dos maiores consumidores de veneno no mundo.

Para conscientizar a população sobre esta problemática, agricultoras e agricultores familiares agroecológicos que fazem parte da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB) e as organizações de apoio a agricultura de base agroecológica, estarão na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande, para mais uma Feira Regional Agroecológica.

A Feira conta com famílias vindas de várias regiões do Semiárido paraibano: Agreste, Curimataú, Borborema, Seridó e Cariri.  Nas barracas, haverá uma abundância de alimentos frescos e saudáveis: frutas, hortaliças, legumes, alimentos de origem animal (ovos, mel de abelha, queijos) e comidas beneficiadas como bolos, doces, munguzá, galinha guisada, cuscuz da paixão, macaxeira cozida, pães caseiros, polpas de frutas, sucos, café, uma variedade de chás, tapioca, beiju, entre outros alimentos preparados com cuidado e carinho e ainda artesanato. E tudo isso ao som do Trio de Forró Zé Ramirez. 

A feira regional agroecológica não é apenas um espaço de comercialização de alimentos saudáveis para a população da cidade. Ela visa destacar como os alimentos são produzidos, sua origem, a distância que percorrem até chegar aos consumidores/as consumidoras e como os agricultores/as são remunerados pelo seu trabalho. Isso é fundamental, pois as grandes corporações controlam cada vez mais o mercado de alimentos, oferecendo produtos ultraprocessados que contribuem para problemas de saúde pública, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Durante a feira, também haverá uma exposição de cartazes com o intuito de alertar a população sobre a grave situação de insegurança alimentar no país e do perigo do uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil.  

Os números mostram que, entre 2020 e 2022, o  Brasil tinha 70 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.  Isso significa que um terço dos brasileiros não tinham garantia de que conseguiriam se alimentar de maneira adequada. De acordo com o relatório 2023 apresentado pelas Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 32,8%  dos habitantes no país vivem em situação de insegurança alimentar. Reflexo da falta de políticas públicas, desemprego e corte progressivos nos programas sociais entre 2016 e 2022. 

A Feira Regional é uma iniciativa da Articulação do Semiárido Paraibano, em parceria com o Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FPBSSAN), o Núcleo de Extensão Rural (NERA/UEPB) e a Universidade Estadual da Paraíba.